Pratos do Amazonas

Pato no Tucupi
Ingredientes

1 kg coxa de pato limpo
2 litros de tucupí
4 dentes de alho
1 colher de chá de sal
4 pimentas de cheiro
2 maços de jambu
1/2 kg de camarão salgado (seco)
1/2 xícara de goma de mandioca
pimenta de cheiro
Modo de Preparo
Tempere o pato com cebola, o alho, o sal e a pimenta. Coloque-o em uma assadeira com um pouco de óleo. Leve ao forno e deixe até dourar. Retire do Forno e corte em pedaços. Coloque o pato numa panela com o tucupí já fervido. Leve ao fogo e cozinhe até ficar macio. Se estiver muito seco, adicione mais tucupí. Acrescente então a folhas de jambu limpas, e deixe cozinhar até os talos ficarem bem macios. Sirva acompanhado de arroz branco.

 

Filé de pirarucu ao molho de camarão
Ingredientes

2kg filé de pirarucu
4 limões
100g camarão tutóia dessalgado
½ maço de cheiro-verde
100g de cebola
50g pimenta de cheiro
50g de alho
50 ml de azeite de dendê
50 ml de azeite de oliva
200g de trigo
100g de margarina
1L de leite
3 colheres (sopa) creme de leite
20g de sal.

 
Modo de Preparo
Cortar o peixe em postas. Temperar com limão, sal, alho e pimenta do reino. Deixar marinar. Enxugar, passar no trigo, fazer a fritura e reservar.

Modo de preparo do molho de camarão

Fazer um molho branco utilizando a margarina, o trigo, o leite e o creme de leite. Reservar. Refogar alho, azeite de oliva, azeite de dendê, cebola, pimenta de cheiro e camarão tutóia dessalgado. Acrescentar o molho branco e colocar por cima dos filés de pirarucu

Fonte: http://www.manaustur.com.br

 

Tambaqui Recheado
Ingredientes

Abrir, tirar o espinhaço e limpar o tambaqui, talhar a carne para cortar as espinhas menores, sem cortar o couro. O peixe está pronto para ser recheado.
Modo de Preparo
A quantidade dos ingredientes varia de acordo com o gosto do freguês e a quantidade de farofa. Juntar farinha de milho, cebolas, tomates, pimentões, gengibre (picadinhos), salsinha, coentro, sal, noz moscada, e para umidecer a farofa, coloque óleo, água ou alguma bebida a gosto, shoyo. A farofa não deve ficar nem muito seca nem muito úmida. Coloque junto com a farofa 2 ou 3 bananas. Elas conservam o calor, e servem para assar o peixe de dentro para fora.
Recheado o tambaqui, ele é amarrado com arame. Passe bastante sal na escama, que faz a vez do papel alumínio. O sal por fora não interfere no sabor, só serve para manter a temperatura.
Para um peixe de 5 kg, são cerca de 40 minutos na brasa. Depois é só retirar a escama e estará pronto para ser devorado
.