Pratos de Goias

Arroz com Suã
Ingredientes  
2¹/2kg de suã (pedaços da espinha do porco com carne ao redor), cortada nas juntas
5 dentes de alho descascados
suco de 2 limões
1 colher (sopa) de sal
1 colher (café) depimenta do reino
3 pimentas ardida ( de preferência "pimenta bode")
1 copo de água (200ml)
8 xícaras(chá) de arroz
1 xícara (chá) de óleo
água para o cozimento
3 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho ( salsa e cebolinha)
Modo de Preparo

Coloque a suã em um recipiente grande que contenha tampa.
Em um pilão, coloque o sal, o alho,as pimentas , a pimenta do reino e soque até formar uma pasta. Passe para um recipiente de bordas altas e misture o caldo de limão e a água, misture bem.
Regue a carne com esta mistura, mexa bem para que a carne fique bem temperada. Tampe o recipiente e deixe descansar por 12 horas na geladeira.
Em uma panela grande, que possa ir a mesa, coloque o óleo e deixe aquecer bem em fogo alto, coloque a carne para fritar sem o caldo do tempero, que deverá ser reservado. Mexa sempre para que ela não grude no fundo da panela. Vá adicionando o caldo do tempero aos poucos para que a suã fique bem dourada, tomando o devido cuidado para que não se queime. Quando a carne estiver quase no ponto, lave e escorra bem o arroz. Quando a carne estiver bem frita e dourada o suficiente, junte o arroz e deixe refogar por mais ou menos 10 minutos mexendo sempre.
Depois de refogado o arroz, coloque água fervente até que cubra, mais ou menos uns 5 dedos acima da superfície. Depois de uns 2 minutos que estiver borbulhando verifique o tempero e, se necessário coloque mais um pouco de sal. Tampe a panela e não mexa mais.
Quando a água tiver secado de forma que estaja formando bolhas sobre o arroz, reduza a chama e deixe acabar secar totalmente. Coloque o cheiro verde por cima e leve a panela a mesa.
Sirva acompanhado de uma salada de folhas verdes.

 

 

Galinhada com pequi
Ingredientes

1 frango;

8 pequis;

2 copos de arroz;

sal;

pimenta do reino moída;

1 limão;

alho;

cebola;

cheiro verde e óleo.

Modo de Preparo
Tempere o frango (cortado em pedaços) com limão, sal, alho, cebola e pimenta do reino. Deixe descansar por duas horas nesse tempero. Depois coloque óleo numa panela funda, o frango e deixe cozinhar até a carne ficar macia (nessa fase, se precisar, não deixe faltar água). Em seguida coloque o pequi e frite um pouco com o frango. Ponha o arroz e também dê mais uma fritada. Despeje a água, mexa, tampe a panela e espere o arroz ficar pronto. Daí é só jogar um pouco de cheiro verde e servir. Bom apetite.

 

Caldo de Piranha
Ingredientes
3 piranhas médias
2 cabeças de cebola
1 maço de cebolinha
1 maço de salsa
1 pimentão
140 gramas de extrato de tomates
8 dentes de alho
1 maço de coentro
1 xícara (chá) de maizena
1 xícara (chá) de óleo
sal a gosto

 
Modo de Preparo

Retire o couro das piranhas, corte ao meio e tempere com alho e sal. Pique a salsa, a cebolinha, a cebola, o pimentão e o coentro. Soque separadamente o alho com o sal. Coloque uma panela grande ao fogo com uma colher de óleo e deixe fritar o alho com o sal. Quando estiver dourado, coloque todos os temperos picados, o extrato de tomate e deixe ferver, assim que ferver, coloque as piranhas temperadas e dois litros de água, diminua o fogo e deixe ferver por uma hora, mexendo sempre. Assim que estiver desmanchando de cozido os pedaços de piranha e os temperos, coloque junto uma colher de maizena dissolvida em um copo de água e mexa. Após alguns minutos passe em uma peneira fina e sirva em xícaras de chá ou copos.