Culinária do Mato Grosso do Sul

Moqueca de Jacaré
Ingredientes
2 kg de jacaré (aproximadamente).
04 limões grandes para serem espremidos.
02 cebolas médias, bem picadas.
03 dentes de alho (amassados).
150 ml de óleo de milho ou óleo de girasol.
01 maço de coentro picado.
03 tomates picados, sem as cascas.
150 ml de azeite-de-dendê ou óleo de oliva.
300 ml de leite de coco.
Sal a gosto.
Molho de pimenta malagueta a gosto.
 
Modo de Preparo

Corte o jacaré em pedaços pequenos lave-os com água e deixe-os de molho no suco de 02 limões. Tempere com alho, pimenta-do-reino, limão e azeite. Deixe marinando de um dia para outro. Enquanto isso, em uma panela de barro ou esmaltada, frite a cebola no óleo de milho (ou girasol). Acrescente os tomates, o coentro, o molho de pimenta e o sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos e adicione o azeite-de-dendê (ou azeite de oliva) e pedaços de jacaré escorridos. Conserve a panela no fogo por mais 15 minutos e, então, junte o suco dos 02 limões restantes e o leite de coco. Misture com cuidado e deixe cozinhar até que a carne fique mole. Sirva a MOQUECA bem quente na própria panela, acompanhada de arroz branco e pirão. Feito com farinha de mandioca, e o próprio molho da moqueca. Dica: Esta receita fica melhor se for feita em panela de barro.

http://www.exoticgrill.com.br

 

Pacu Assado
Ingredientes
1 pacu de 3 kg.
suco de 2 limões
sal
pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de orégano
4 colheres de sopa de manteiga
4 ovos cozidos
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho amassados
1 xícara de chá de azeitonas descascadas
1 xícara de chá de cheiro-verde picado
2 xícaras de chá de farinha de mandioca
folhas de alface para decorar
Modo de Preparo

Peixe: Abra o peixe pela barriga, limpe-o bem e lave-o em água corrente. Coloque-o numa vasilha refratária e funda, tempere-o com suco de limão, sal, pimenta e orégano. Deixe em repouso por pelo menos três horas para pegar bem o tempero.
Recheio: Ponha a manteiga em uma panela, junte os ovos cozidos cortados em rodelas, a cebola, o alho, as azeitonas descascadas e o cheiro-verde. Refogue por alguns minutos e acrescente a farinha de mandioca. Mexa bem. Coloque essa farofa dentro da barriga do peixe e costure-a com agulha e linha grossa. Passe bastante manteiga no peixe todo, cubra a vasilha com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido e em potência média. Deixe assar até corar bem. Forre uma travessa com folhas de alface e coloque o peixe sobre elas. Decorre com azeitonas. (tempo de preparo: 2 horas – 6 porções)

http://www.festadopeixe.com.br

 

Pintado a Urucum
Ingredientes
01 kg de filés de Pintado;
03 gemas
01 lata de creme de leite
1/2 kg de mussarela;
Sal,coentro, pimenta-do-reino, alhoe limào à gosto;
1/2 vidro de Leite de côco;
1/2 kg de farinha de rôsca;
50 g de semente de urucum;
05 tomates
02 colheres de sopa de massa de tomate
03 cebolas grandes picadas
 
Modo de Preparo

Tempere os filés com sal, pimenta do reino, alho e limão. Frite-os passando em ovo e farinha de rosca com trigo. Refogue as sementes do Urucum, retire-as e acrescente os temperos picados. Passe-os pelo liquidificador. Volte ao fogo, coloque um pouco de água. Prove de sal. Faça um molho suculento. Acrescente um maço de coentro picado, ½ vidro de leite de coco. Apague o fogo e coloque 1 lata de creme de leite. Coloque filés em pirex, o molho e fatias de mussarela. Ir alternando até que termine com mussarela, leve ao forno para derreter o queijo.