Pratos de Santa Catarina

A culinária de Santa Catarina é influenciada por italianos e alemães, portugueses, poloneses e ucranianos, colonizadores do Estado. Eles trouxeram sua cultura e esta é mantida acesa até hoje.

 

Buzo ao Bafo

 

Ingredientes:

Mariscos vivos

Água

Sal a gosto

 

Preparo:

Levar os mariscos vivos ao fogo com um pouco de água e sal. Cozinhar por 10 min. Retirar o marisco de dentro da casca. Temperar com limão, sal e pimenta a gosto.

 

Camarão ao Alho e Óleo

 

Ingredientes:

1 kg de camarões limpos

5 dentes de alho picadinhos

2 colheres de sopa de óleo ou azeite

Sal

Tempero verde

2 limões

 

Preparo:

Deixar o camarão no tempero de sal e limão por cerca de 1/2 h. Fritar o alho no azeite até dourar, acrescentar o camarão, mexendo bem. Cozinhar por 5 min e espalhar o tempero verde picadinho por cima.

 

Filé ao Molho de Laranja

 

Ingredientes:

Filés de peixe

Sal

Suco de limão

Pimenta-do-reino

Margarina

Alfavaca

Geléia de laranja

 

Preparo:

Temperar os filés com sal, suco de limão e pimenta-do-reino. Fritar até tostar. Colocar folhas de alfavaca na frigideira durante a fritura. Em outra panela colocar água e a geleia de laranja aquecendo até formar uma calda grossa. Espalhar o molho de laranja sobre os filés e levar à mesa.

 

Holmopes

 

Ingredientes:

Filés frescos de sardinha

Sal e pimenta a gosto

Vinagre de álcool

Azeite de oliva

Cebola, alho, louro e pimentão

Cenoura ou pepino

 

Preparo:

Lavar os filés de sardinha e colocar de molho no vinagre e sal até que a carne fique enrijecida. Fazer rolinhos com os filés de sardinha, recheando com a cebola e o pimentão, cenoura ou pepino em lascas. Firmar o rolinho com um palito. Fazer uma conserva de vinagre, sal, azeite, pimenta, alho, e louro. Usar um vidro esterilizado e cobrir totalmente os holmopes. Deixar na geladeira por 1 semana.

  

Lagosta Ensopada

 

Ingredientes:

2 kg de lagosta

2 colheres de sopa de óleo

1 cebola média picada

6 tomates sem pele e sem sementes

4 cebolinhas verdes picadas

3 folhas de alfavaca

Sal a gosto

 

Preparo:

Levar a lagosta ao fogo com bastante água e sal para cozinhar. Quando estiver vermelha, retirar do fogo. Retirar a casca com cuidado e reservar. Retirar a tripa. Desfiar a carne da lagosta em tiras grossas e reservar. Numa panela, refogar a cebola, o tomate, a cebolinha e a alfavaca com óleo. Tampar a panela e cozinhar em fogo baixo por 15 min. Juntar a lagosta, misturar e cozinhar mais alguns minutos. Temperar com sal a gosto. Colocar o refogado na casca da lagosta reservada. 

 

Lula Recheada

 

Ingredientes:

Lulas

Tomates, cebolas e pimentão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pão dormido

Alho e louro

Limão

Tempero verde

Preparo:

Tempere as lulas com limão, sal, alho, pimenta-do-reino e louro e reservar. Fazer um refogado com os tomates, as cebolas, o tempero verde e o pimentão. Acrescentar o miolo de pão e rechear as lulas, espetando um palito na extremidade aberta. Levar ao fogo numa panela até cozinhar com água. 

 

Maionese de Camarão

 

Ingredientes:

Batatas cozidas e cortadas em quadradinhos pequenos

Maionese

Cebola picadinha

Tempero verde

Sal e pimenta dedo-de-moça bem batidinha

Vinagre de álcool

Camarão pequeno cozido resfriado na geladeira

 

Preparo:

Misturar a batata, a maionese, a cebola e o tempero verde. Acrescentar os camarões cozidos e mexer bem. Levar à geladeira.

 

Marisco Lambe-Lambe

Ingredientes:

1 kg de mariscos frescos e limpos

3 xícaras de arroz

Cebola

Pimentão

Louro

Tomate

Alfavaca

Alho

Pimenta e sal a gosto

 

Preparo:

Cozinhar o arroz e reservar. Refogar o marisco com os temperos e acrescentar água até formar molho. Cozinhar e juntar o arroz cozido para finalizar.

 

Marreco Recheado

Ingredientes:

1 marreco limpo com os miúdos (ou pato)

Sal, limão e pimenta-do-reino a gosto

3 pãezinhos franceses

1/3 de xícara de água

1 colher de sopa de salsinha picada

1 colher de sopa de cebolinha picada

1/3 de xícara de banha

 

Preparo:

Temperar o marreco com sal, limão e pimenta-do-reino a gosto. Moer os miúdos e os pãezinhos amolecidos na água. Temperar com sal, salsinha e cebola. Misturar bem e rechear o marreco. Cobrir com a banha e levar para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 2 h.

 

Ostras a Vinagrete

Ingredientes:

Ostras

Cebola

Pimentão

Tomate

Azeitonas

Tempero verde bem picadinhos

Sal, vinagre e óleo ou azeite

 

Preparo:

Refogar todos os ingredientes até formar o molho. Refogar ostras frescas e limpas no molho vinagrete.

 

Peixada Catarinense

 

Ingredientes:

5 postas grandes de peixe de mar

3 limões

2 cebolas grandes

2 dente de alho

2 tomate grande, maduro e sem pele

Coentro, salsa e cebolinha a gosto

1 colher de chá de grão de coentro moído

5 batatas médias, descascadas e cozidas em água

1/2 colher de sopa de sal

1 xícara de azeite de oliva

Farinha de mandioca o suficiente

Sal e pimenta-do-reino preta em grão a gosto

 

Preparo:

Temperar as postas de peixe e os camarões com o suco de 2 limões e sal. Descansar por 30 min., na geladeira. Esfregar todo o interior de uma panela de barro com o alho. Untar com 1/2 xícara de azeite de oliva. Ralar as cebolas. Amassar os tomates como um purê. Misturar a salsa, a cebolinha e o coentro picados com o coentro moído e 1 colher de chá cheia de pimenta-do-reino moída. Arrumar na panela camadas alternadas de postas de peixe, camarões e temperos misturados. Regar tudo com 1/2  xícara de azeite de oliva e levar ao fogo forte até que ferva. Abaixar o fogo para médio, tampar a panela e cozinhar. Quando as postas de peixe estiverem cozidas, apagar o fogo e retirar todo o caldo da peixada para outra panela. Completar com água e sal a gosto. Levar ao fogo brando e misturar com a farinha de mandioca branca e crua até obter um pirão cozido e meio mole. 

 

Tainha na Grelha

 

Ingredientes:

Tainha inteira

Sal

Limão

Pimenta

Tempero verde

Alfavaca

Manteiga

 

Preparo:

Limpar a tainha abrindo pelas costas e deixando as escamas. Temperar com sal, pimenta e suco de limão. Fazer um picadinho com o tempero verde e a alfavaca, misturando com a manteiga. Assar a tainha com a parte das escamas virada para o fogo. Regar com a mistura de manteiga e temperos. Quando estiver cozida, vire a parte da carne para o fogo até dourar. Retirar, pincelar com manteiga e temperos.

 

Tainha Recheada com Ovas

 

Ingredientes:

1 tainha de 1 kg

2 colheres de sopa de salsinha picada

1 colher de sopa de cebolinha verde picada

1/4 de xícara de suco de limão

1 colher de chá de sal

 

Recheio:

Ovas da tainha

2 ovos cozidos

4 colheres de sopa de salsinha picada

1 tomate médio sem sementes e picado

1 colher de sopa de farinha de mandioca

 

Preparo:

Pré aqueça o forno moderado (180ºC). Abrira a tainha no sentido do comprimento. Limpar e retirar a pele e a gordura interna. Colocar o peixe em uma assadeira. Misturar a salsinha, a cebolinha, o suco de limão e o sal. Despejar no peixe e passar pela parte de dentro também. Cobrir com papel-alumínio e levar à geladeira de um dia para o outro. Preparar o recheio descascando e picando as ovas e misturando com os ovos cozidos picados. Juntar a salsinha, o tomate, a farinha de mandioca e misture tudo, como se fosse uma farofa. Rechear a tainha e costurar ou fechar com palitos. Besuntar o peixe com manteiga e assar em forno pré aquecido a 180ºC até dourar.

 

Bolo de Mel

 

Ingredientes:

7 ovos separados

14 colheres de sopa de açúcar

1/2 xícara de mel

1 1/3 xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

 

Preparo:

Bater as claras em neve e acrescentar o açúcar aos poucos. Juntar as gemas, uma a uma, batendo sempre. Adicionar o mel. Bater até obter uma mistura homogênea. Acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó e misturar. Despejar a massa numa assadeira untada e levar ao forno pré aquecido a 180ºC por 1 h.

 

Geléia de Morango

 

Ingredientes:

850 g de morango maduro (1 caixa grande)

Açúcar

 

Preparo:

Lavar os morangos em água corrente. Cortar em pedaços e colocar numa panela. Juntar um pouco de água e levar ao fogo brando deixando cozinhar até que se desfaçam. Retirar do fogo e colocar açúcar. Retornar ao fogo, mexer até parecer o fundo da panela e tomar o ponto de geléia. Guardar em vidro esterilizado e bem fechado.

 

Kutiá

 

Ingredientes:

1/2 kg de trigo em grão descascado

1/3 de xícara de passas

1/3 de xícara de sementes de papoula e nozes moídas

a gosto

1/2 xícara de mel

 

Preparo:

Colocar o trigo de molho em água por 2 h. Levar ao fogo e cozinhar até que o trigo esteja macio. Escorrer e deixar esfriar. Acrescentar as passas, as sementes de papoula, as nozes e o mel.

 

Torta Doce de Ricota

 

Ingredientes:

200 g de ricota

400 g de farinha de trigo

200 g de manteiga

Casquinha de limão

1 saquinho de baunilha em pó

300 g de açúcar

100 g de chocolate branco

2 pêssegos em calda

4 ovos

 

Preparo:

Colocar sobre uma superfície lisa a farinha, 2 ovos, 150 g de açúcar, a casquinha do limão raladinha, a baunilha, a manteiga e o fermento, trabalhando a massa rapidamente, por não mais de 5 min. Envolva a massa com filme de pvc e deixe descansar por 30 min. na geladeira. Enquanto isso, misturar a ricota com o resto do açúcar, 2 gemas e 2 claras em neve e o tablete de chocolate ralado. Forrar uma assadeira untada com manteiga e farinha com a massa podre, deixando as bordas altas. Fazer furinhos com um garfo por toda a massa e rechear com a ricota. Assar por 40 min a 180°C.

 

Vareniquê (Pastel Cozido)

 

Ingredientes:

1 ovo

1/2 colher de chá de sal

3/4 de xícara de água

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de ameixa-preta seca picada

 

Preparo:

Bater o ovo com o sal e acrescentar a água, batendo sempre, até misturar bem. Colocar a farinha numa tigela, fazer uma cova no meio e colocar aí o ovo batido com sal. Misturar para fazer a massa, que não deve ficar muito dura. Abrir a massa bem fina sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Cortar em rodelas de 8 cm de diâmetro e colocar 1 colher de chá de ameixa seca picada no centro. Fechar cada pastelzinho apertando as bordas com um garfo. Cozinhar em água fervente. Quando subirem à superfície, retirar para um escorredor de macarrão. Em seguida, colocar os pastéis numa travessa e umedecer com manteiga derretida ou creme de leite fresco.

 

Fonte: http://www.brasilchannel.com.br/brasil/index.asp?area=receitas&estado=Santa+Catarina