/
/
A comida nordestina já tem um tempero especial e as comidas típicas do Piauí não poderiam ser diferentes. Embora a gastronomia de todos os estados do Nordeste seja bem peculiar por seu sabor marcante, o tempero piauiense é único.
A começar pela influência trazida pelos árabes que quando se instalaram no Piauí, inseriram a alface e outras folhas nos pratos do estado. Já os italianos trataram de introduzir a cebola, o alho, manjericão e, claro, as massas.
Não podemos esquecer da importância da cultura indígena na culinária do Piauí. Muitas técnicas utilizadas nos preparos, tem origem na cultura desse povo.
O capote, ou galinha da Angola (como também é conhecido em outros lugares), é um prato herdado dos africanos e faz parte da culinária piauiense há muito tempo. Apesar de consumido em outras regiões do país, dizem que o de Piauí é o mais saboroso, devido ao modo de preparo com a base de temperos da gastronomia local. O prato é a escolha preferida para o almoço de domingo em família. E, para que um restaurante seja considerado tipicamente piauiense, além de outros pratos locais, ele deve conter o “capote com arroz” em seu menu.
1- Triture a cebola, o pimentão, a pimenta de cheiro e o tomate. Reserve
2- Num recipiente, tempere o capote (em pedaços) com sal, pimenta do reino, colorau, cúrcuma, vinagre e a mistura dos ingredientes triturados. Massageie a carne para absorver os temperos. Cubra com papel filme e deixe marinar por 6 horas (opcional).
3- Numa panela de pressão, acrescente três fios de óleo e leve a carne ao fogo para refogar (reserve o caldo da marina). Feito isso, coloque o restante do caldo e deixe dourar. Acrescente a água e feche a panela.
4- Após 15 minutos de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente para abrir a tampa.
5- Em outra panela grande, coloque duas colheres de óleo e frite a cebola e o alho até dourar, coloque o arroz e mexa por dois minutos. Feito isso, coloque os pedaços de capote e uma quantidade do caldo que cubra o arroz. Tampe.
6- Verifique quando a secar e cubra novamente com o restante do caldo (acrescente água no caldo se for necessário). Tampe e deixe cozinhar até secar. Desligue o fogo e misture o pimento, o tomate e o cheiro verde, todos picados,
7- Sirva ainda quente.