ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Asiático

População:

4.462.676.731 habitantes

Extensão Terriorial:

43.810.582 km2

Quantidade de Países:

49

Descrição

A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições.

Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localiza-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

É dividido em regiões: Oriente Médio, Ásia Meridional, Sudoeste Asiático, Ásia Oriental, Ásia Central e Região da Comunidade dos Estados Independentes.

 

História

O continente asiático é berço das mais antigas civilizações datadas a cerca de 4000 anos e também é o lugar onde nasceram diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo. As civilizações surgiram segundo as características de cada região da Ásia. Algumas se formaram às margens férteis dos rios, enquanto outras, como a estepe era habitada por nômades que avançaram para outras regiões do continente.

As várias nações asiáticas possuem diversas formas de governo. Há governos comunistas, como o da China e outros países; há monarquias, como as que governam a Arábia Saudita, e há o governo democrático que estão à frente por exemplo do Japão. Essa diversificação de governos gerou muitas disputas após a Segunda Guerra Mundial e até os dias atuais o continente vivencia diversos conflitos militares e civis.

 

Geografia

O continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua grande extensão. Nele, são encontrados diversos tipos de climas, relevo e uma variedade hidrográfica significativa. O relevo caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.

Por ter boa parte do território no Hemisfério Norte, os climas predominantes são característicos desse hemisfério. Ao norte, há predomínio do clima polar; ao centro, predomínio do clima temperado; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido (região dos desertos); na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há faixas de clima equatorial e tropical.

Na hidrografia do continente, alguns rios merecem destaque como: Huang-ho (China), Ganges (Índia e Bangladesh), Indo (Paquistão), Tigre (Turquia, Síria e Iraque), entre outros. Os mares também são abundantes no continente como o Mar Vermelho, Mar da Árabia e o Mar Cáspio.

A vegetação destaca-se com a presença de formações como a tundra, taiga, estepes, florestas equatoriais e florestas tropicais. Há também presença de florestas temperadas e vegetações características dos desertos e regiões semiáridas: as xerófitas.

 

População

O continente asiático corresponde à área de maior número de habitantes do planeta, mais da metade da população mundial. A densidade demográfica do continente chega a cerca de 100 habitantes por quilômetro quadrado. A população distribui-se pelas diversas regiões do continente, concentrando-se especialmente nas regiões de planícies. Nas áreas desérticas e montanhosas, a população é mais escassa.

Compartilhar