A Romênia integra a Europa Meridional, porção que está na parte oriental do continente, em sua porção centro-sudeste, e parte norte da península balcânica. O país faz divisa com a Ucrânia, com a costa ocidental do Mar Negro, com a Bulgária, com a Sérvia, com a Hungria e com a República da Moldávia.
Além da Romênia os países balcânicos são: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Croácia, Sérvia, Montenegro, República da Macedônia. E ainda, o território de Kosovo e uma parte do território da Turquia, da Eslovênia e da Ucrânia.
O território romeno é considerado o nono com maior extensão da União Europeia e tem a sétima maior população do continente. Já o clima da Romênia é considerado temperado continental. Desse modo, a temperatura varia entre -4º e -5º no inverno. Já no verão, a temperatura se mantém em uma média de 25º.
As suas regiões históricas são divididas assim:
– Dobruja, é uma região histórica nos Bálcãs, hoje dividida entre a Romênia e a Bulgária. Localizada na porção mais oriental do país, se estende desde o curso norte do rio Danúbio até às margens do Mar Negro.
– Moldávia, região que possui o mesmo nome de um país da Europa e que se estende desde os Cárpatos Orientais até o rio Prut, localizado na fronteira com a Moldávia (neste caso, o país) bem como com a Ucrânia.
– Valáquia, que vai desde os Alpes da Transilvânia, localizada nos Cárpatos Meridionais até à fronteira da Bulgária.
-Transilvânia, região montanhosa localizada na parte central-ocidental do país é limitada a leste e a sul pela cordilheira dos Cárpatos e historicamente estendia-se para oeste até aos Montes Apuseni. Na atualidade, a designação Transilvânia aplica-se à região histórica propriamente dita e também às partes romenas das regiões de Crisana e Maramureș; pode incluir ainda a parte romena do Banato.
População
Segundo registro no site Country Meters, em 2020, a população atual da Romênia é de 18 739 670 habitantes. Assim como outros países da região, a população deverá diminuir gradualmente nos próximos anos, como resultado de baixas taxas de fertilidade e taxa de migração líquida negativa. Em outubro de 2011, os romenos compunham 88,9% da população do país. As maiores minorias étnicas eram os húngaros (6,5% da população) e ciganos (3,3% da população). Outras minorias incluem ucranianos, alemães, turcos, russos, lipovanos e tártaros. Em 2009, também havia cerca de 130 mil imigrantes vivendo na Romênia, provenientes principalmente do país da Moldávia e da China.