O nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, estabelece metas cruciais para a construção de uma infraestrutura resiliente, promoção da industrialização inclusiva e sustentável, além do estímulo à inovação. Esse ODS reconhece a importância de impulsionar o desenvolvimento econômico de forma sustentável, garantindo que nenhum país ou comunidade seja deixado para trás.
A busca por infraestrutura resiliente visa fortalecer as bases para o desenvolvimento sustentável, assegurando que estruturas essenciais, como transporte, energia e comunicação, sejam capazes de resistir a desafios ambientais e climáticos. A promoção da industrialização inclusiva destaca a necessidade de garantir que o crescimento econômico beneficie a todos, evitando disparidades e promovendo a equidade.
A inovação, elemento central do ODS 9, é reconhecida como um catalisador para o desenvolvimento sustentável. Estimular a criatividade e a pesquisa, tanto em setores públicos quanto privados, impulsiona a descoberta de soluções inovadoras para desafios globais. Isso não apenas fortalece as economias, mas também contribui para a melhoria das condições de vida.
Em síntese, o ODS 9 destaca a importância de construir uma base sólida para o desenvolvimento global, onde a infraestrutura seja resistente, a industrialização promova a inclusão e a sustentabilidade, e a inovação seja a força motriz por trás do progresso econômico e social.
A participação escolar
Para contribuir efetivamente para o alcance desse objetivo, as instituições educacionais têm várias oportunidades de influenciar a formação das futuras gerações e prepará-las para um mundo impulsionado pela tecnologia e pela sustentabilidade.
Em primeiro lugar, a educação deve se adaptar para incorporar conhecimentos relacionados à infraestrutura resiliente, industrialização sustentável e práticas inovadoras. Os currículos escolares podem incluir temas que abordem as interações entre sociedade, indústria e tecnologia, destacando a importância de uma infraestrutura robusta capaz de resistir a desafios ambientais e climáticos.
Além disso, as escolas têm a responsabilidade de cultivar um ambiente que promova a criatividade e a inovação entre os estudantes. Estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a curiosidade científica são elementos fundamentais para preparar os jovens para contribuir para avanços significativos na indústria e tecnologia no futuro.
A promoção da industrialização inclusiva pode ser integrada nas práticas pedagógicas, destacando a importância de um crescimento econômico que beneficie todas as camadas da sociedade. Isso inclui a conscientização sobre a igualdade de oportunidades no acesso à educação e ao desenvolvimento profissional, garantindo que todos os estudantes estejam preparados para contribuir de maneira significativa para a indústria e a inovação, independentemente de sua origem socioeconômica.
Oficina Inovação Sustentável: “Construindo o Futuro – ODS 9 em Ação”
Objetivo: Explorar o ODS 9 da ONU, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, destacando a importância de construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Ano escolar indicado: 4º e 5º do Fundamental I
Duração: 1h30
- Introdução e Contextualização (15 minutos):
- Breve apresentação do ODS 9 e suas metas.
- Discussão sobre como a inovação e a infraestrutura sustentável podem impulsionar o desenvolvimento.
- Divisão em grupos e distribuição de materiais (5 minutos):
- Formação de pequenos grupos, idealmente de 3 a 5 alunos por grupo.
- Cada grupo recebe materiais simples (papel, cartolina, cola, tesoura) e um desafio de construção relacionado à infraestrutura sustentável.
- Atividade Prática – Desafio de Construção (40 minutos):
- Explicação clara do desafio de construção.
- Exemplificação com um modelo simples para orientação.
- Incentivo à troca de ideias e colaboração na definição do projeto.
- Monitoramento ativo para garantir que todos participem e colaborem.
- Apresentação e Discussão (15 minutos):
- Cada grupo apresenta sua construção.
- Breve discussão sobre o processo criativo e os desafios enfrentados.
- Reflexão Individual (5 minutos):
- Os alunos refletem sobre o que aprenderam durante o desafio.
- Destaque para a importância da colaboração e criatividade.
- Encerramento e Agradecimentos (10 minutos):
- Recapitulação dos principais aprendizados.
- Agradecimentos pela participação e destaque para a importância da criatividade e colaboração na resolução de desafios.
Esta oficina busca promover habilidades práticas e estimular a criatividade e o pensamento inovador dos participantes, mostrando como a inovação e a infraestrutura sustentável podem ser divertias e são fundamentais para o desenvolvimento sustentável.