ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Nossa História

Nossa Presidente de Honra, a Professora Helena Lourenço, participou do Grupo de Danças Folclóricas os Teatinos, criado no ano de 1980, somente com  Comissários de Bordo da Varig-Cruzeiro. Durante alguns anos, o Grupo da Varig, viajou e se apresentou em diversos lugares. No ano de 1983, estiveram representando o Brasil,  no Festival Internacional de Folclore de Santarém, em Portugal. Um Festival de renome e que ocorria junto com a Feira de Agricultura de Portugal, um evento de grandes proporções. Na oportunidade o festival, completava os seus 25 anos e reuniu Russia, Sri lanka, Checoslováquia, Grécia, Portugal, Espanha, Bulgária, França ,  Polônia e outros.

Foi aí,  que nasceu a idéia de trazer um Festival com estas características para o Brasil e no ano de 1987, foi realizado o I FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DO BRASIL ( nome patenteado pela entidade  ), nas cidades de Campos do Jordão, Santos e Cubatão. 
 
Desde sua criação a ABrasOFFA , tem capacitado jovens para atuarem como protagonistas , na criação e desenvolvimento de projetos voltados para a cultura.
 
 Antes da realização de cada Festival, o jovem voluntário, chamado carinhosamente de amarelinho, devido ao COLETE AMARELO que faz parte do uniforme , é treinado para desenvolver diversas competências e habilidades, como liderança, empreendedorismo, trabalho em equipe, logística, auto-conhecimento, agilidade nas decisões, auto confiança, comunicação, pensamento crítico, tomada de decisões , criatividade e inovação.
 
A noção de responsabilidade social, por meio de ações de voluntariado, faz do jovem, um ser responsável com o seu semelhante.
 
As capacitações foram desenvolvidas em mais de 650 jovens que passaram pela entidade , realizando diversos projetos,  dentro de escolas entidades e universidades.
 
Nos  28 anos de realização de Festivais Internacionais de Folclore, no Brasil,  o Circuito BrasilFestInFolk que percorria diversas estados pelo Brasil, ajudou a consolidar a entidade como a precursora na realização de festivais de folclore pelo nosso país.
 
Muitos foram os projetos realizados no Exterior, como a criação de festivais de folclore no México, Polônia e Paraguai. Além dos inúmeros intercâmbios culturais realizados com outros países, a ABrasOFFA participou do Evento Internacional das Melhores Iniciativas pela Paz, , realizado pela UNESCO, na cidade de Paris-França,   como uma das entidades escolhidas para representar o Brasil , devido aos importantes projetos que a entidade desenvolve, tendo participado por duas vezes consecutivas.
 
Dois projetos da entidade tiveram a chancela da UNESCO, o “Festival Internacional de Folclore do Brasil e a Rede de Jovens Voluntários pela Cultura da Paz “.
 
Projetos como o Plantio da Árvore da Paz e o Projeto Escola, tiveram grande destaque internacional , sendo replicados e por diversos países, realizadores de festivais.
 
Durante mais de 15 anos a entidade representou o Organismo Internacional IOV no Brasil, desenvolvendo projetos e festivais de folclore.
No ano de 2009 a ABrasOFFA realizou o Congresso Mundial da Paz, nas Américas, trazendo ao Brasil mais de 10 especialistas em Cultura de Paz e Não Violência, contou com o apoio do SENAC-SP e da Universidade Paulista, a UNIP, na cidade de Santos.
 
Logo após o evento, foi escolhida para participar da coleta de dados de Ongs do mundo inteiro, para elaborar o RELATÓRIO MUNDIAL, sobre o trabalho destas Ongs e que foi entregue na ONU, pelo Ex-Diretor da Unesco, o Neur cientista, David Adams.
 
No ano de 2010, a entidade apresentou o projeto de criação de um Conselho Municipal de Cultura de Paz e Não Violência, para a cidade de Santos e no ano de 2018 foi criada a Comissão da paz, onde a entidade faz parte.
 
Um projeto de grande importância é o Projeto Cultura Itinerante, que apoia diversas artesãs da região da Costa da Mata Atlântica a desenvolverem o seu artesanato, expondo e vendendo em Universidades e escolas.
 
Em função de toda a sua trajetória a entidade desde o ano de 2017, possui o status consultivo do ECOSOC- ONU .  O Conselho Econômico e Social (ECOSOC) é o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas.
 
Desde então,  a entidade  vem desenvolvendo projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, com projetos voltados ao Meio Ambiente.
Em 2019, realiza parceria com a ong earthday.org na cidade de Wasghinton, cidade sede da entidade e inicia uma série de Projetos em Homenagem aos 50 anos do Dia da Terra.
 
A entidade vem desenvolvendo diversos projetos,  junto á Universidades de renome em nosso país e no estrangeiro, possuindo vários reconhecimentos internacionais. Tem participado de juri Internacional na Turquia, intercâmbios culturais e parcerias com universidades e entidades do  Uzbekistan, Emirados Árabes, México, Colombia, Polônia, Coréia, Peru, Paraguai, Venezuela, Espanha, Argentina, Chile, Bangladesh , Nepal, e outros. 
 
No ano de 2019, na cidade de Sharjah- Emirados Árabes , lança a Rede Internacional de Comunicação, com parcerias com Universidades e entidades internacionais importantes, dentro do contexto cultural mundial.
 
No ano de 2020, em plena pandemia, a entidade cria diversos projetos virtuais e realiza pela primeira vez o Festival Internacional de Folclore do Brasil Virtual, reunindo 21 grupos folclóricos de vários países e de 03 estados brasileiros , com parceiras nacionais e internacionais. Neste mesmo ano em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, é criado o projeto de Pesquisa COVID 19, que irá realizar um diagnóstico ,  em contextos folclóricos nacional e internacional, dividido em três fases, Brasil, Américas e Internacional.

Compartilhar