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9. Indústria, inovação e infraestrutura
ODS
Indústria, inovação e infraestrutura: Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

O nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, estabelece metas cruciais para a construção de uma infraestrutura resiliente, promoção da industrialização inclusiva e sustentável, além do estímulo à inovação. Esse ODS reconhece a importância de impulsionar o desenvolvimento econômico de forma sustentável, garantindo que nenhum país ou comunidade seja deixado para trás.

A busca por infraestrutura resiliente visa fortalecer as bases para o desenvolvimento sustentável, assegurando que estruturas essenciais, como transporte, energia e comunicação, sejam capazes de resistir a desafios ambientais e climáticos. A promoção da industrialização inclusiva destaca a necessidade de garantir que o crescimento econômico beneficie a todos, evitando disparidades e promovendo a equidade.

A inovação, elemento central do ODS 9, é reconhecida como um catalisador para o desenvolvimento sustentável. Estimular a criatividade e a pesquisa, tanto em setores públicos quanto privados, impulsiona a descoberta de soluções inovadoras para desafios globais. Isso não apenas fortalece as economias, mas também contribui para a melhoria das condições de vida.

Em síntese, o ODS 9 destaca a importância de construir uma base sólida para o desenvolvimento global, onde a infraestrutura seja resistente, a industrialização promova a inclusão e a sustentabilidade, e a inovação seja a força motriz por trás do progresso econômico e social.

 

A participação escolar

Para contribuir efetivamente para o alcance desse objetivo, as instituições educacionais têm várias oportunidades de influenciar a formação das futuras gerações e prepará-las para um mundo impulsionado pela tecnologia e pela sustentabilidade.

Em primeiro lugar, a educação deve se adaptar para incorporar conhecimentos relacionados à infraestrutura resiliente, industrialização sustentável e práticas inovadoras. Os currículos escolares podem incluir temas que abordem as interações entre sociedade, indústria e tecnologia, destacando a importância de uma infraestrutura robusta capaz de resistir a desafios ambientais e climáticos.

Além disso, as escolas têm a responsabilidade de cultivar um ambiente que promova a criatividade e a inovação entre os estudantes. Estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a curiosidade científica são elementos fundamentais para preparar os jovens para contribuir para avanços significativos na indústria e tecnologia no futuro.

A promoção da industrialização inclusiva pode ser integrada nas práticas pedagógicas, destacando a importância de um crescimento econômico que beneficie todas as camadas da sociedade. Isso inclui a conscientização sobre a igualdade de oportunidades no acesso à educação e ao desenvolvimento profissional, garantindo que todos os estudantes estejam preparados para contribuir de maneira significativa para a indústria e a inovação, independentemente de sua origem socioeconômica.

 

Oficina Inovação Sustentável: “Construindo o Futuro – ODS 9 em Ação”

 

Objetivo: Explorar o ODS 9 da ONU, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, destacando a importância de construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Ano escolar indicado: 4º e 5º do Fundamental I

Duração: 1h30

 

  1. Introdução e Contextualização (15 minutos):
  • Breve apresentação do ODS 9 e suas metas.
  • Discussão sobre como a inovação e a infraestrutura sustentável podem impulsionar o desenvolvimento.

 

  1. Divisão em grupos e distribuição de materiais (5 minutos):
  • Formação de pequenos grupos, idealmente de 3 a 5 alunos por grupo.
  • Cada grupo recebe materiais simples (papel, cartolina, cola, tesoura) e um desafio de construção relacionado à infraestrutura sustentável.

 

  1. Atividade Prática – Desafio de Construção (40 minutos):
  • Explicação clara do desafio de construção.
  • Exemplificação com um modelo simples para orientação.
  • Incentivo à troca de ideias e colaboração na definição do projeto.
  • Monitoramento ativo para garantir que todos participem e colaborem.

 

  1. Apresentação e Discussão (15 minutos):
  • Cada grupo apresenta sua construção.
  • Breve discussão sobre o processo criativo e os desafios enfrentados.

 

  1. Reflexão Individual (5 minutos):
  • Os alunos refletem sobre o que aprenderam durante o desafio.
  • Destaque para a importância da colaboração e criatividade.

 

  1. Encerramento e Agradecimentos (10 minutos):
  • Recapitulação dos principais aprendizados.
  • Agradecimentos pela participação e destaque para a importância da criatividade e colaboração na resolução de desafios.

 

Esta oficina busca promover habilidades práticas e estimular a criatividade e o pensamento inovador dos participantes, mostrando como a inovação e a infraestrutura sustentável podem ser divertias e são fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

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