ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Inglaterra

Europa

A Bandeira da Inglaterra só foi oficializada no século XVI, mas é um representativo símbolo inglês desde a Idade Média. É um dos mais significativos símbolos oficiais da nação inglesa. Ela é composta por uma cruz vermelha, denominada de “Cruz de São Jorge” em um fundo branco.

A cruz de São Jorge foi uma homenagem dedicada ao santo patrono da Inglaterra, desde o século XIV, por nome de São Jorge. Sobre os elementos da bandeira da Inglaterra: a cor branca representa a pureza, a cruz retrata o Cristianismo e a cor vermelha simboliza a coragem e o sacrifício.

A bandeira da Inglaterra tem origem nos tempos de As Cruzadas, naquele período, os soldados ingleses usavam uma bandeira de fundo vermelho e cruz branca. Essa ideia ocorreu para poder diferenciá-los dos soldados da França.

Essa bandeira da Inglaterra também pertenceu ao exército britânico e foi o estandarte da marinha mercante até 1606, que a usou de 1606 até 1801. A Inglaterra pertence ao grupo de nações constituintes do Reino Unido.

 

História da bandeira da Inglaterra

No período da Idade Média e do feudalismo, todo senhor feudal tinha um estandarte contendo o brasão de sua linhagem familiar. Eles consideravam isso importante, pois era uma forma de distinguir seus soldados durante a batalha. As portas dos castelos, os escudos, os sinetes e muitos outros locais também tinham o brasão registrado, como sinal de identificação para os nobres.

O rei da Inglaterra tinha um leão ou um leopardo como distintivo principal, depois os animais foram adicionados aos símbolos da família real britânica. Já nas cruzadas, os ingleses utilizaram uma bandeira de cor vermelha com uma cruz de cor branca, adotando-a como símbolo. No fim, eles imitaram a bandeira dos franceses, a base branca com uma cruz vermelha no centro.

O rei Eduardo III que reinou de 1327 a 1377 foi o responsável pela determinação para que os soldados utilizassem essa bandeira. A bandeira da Inglaterra também se tornou um símbolo da “Ordem da Jarreteira” – ordem militar de cavalaria britânica, fundada pelo rei em 1348, sendo uma das mais antigas, pertencente à monarquia.

A bandeira da Inglaterra foi se tornando cada vez mais popular, principalmente no decorrer do período Tudor (1485 – 1603), época que foi usada amplamente nos navios mercantes. Por causa disso, a cruz de São Jorge conseguiu subsistir ao Anglicanismo, quando foi extinto o culto aos santos. A bandeira permaneceu sendo utilizada como símbolo nacional da Inglaterra.

Compartilhar