ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Japão

Ásia

O Círculo Vermelho Simboliza o Sol

A bandeira nacional do Japão é chamada Hinomaru, uma palavra japonesa que, literalmente, significa “círculo do sol”. Não se sabe ao certo quando o círculo do sol foi usado pela primeira vez em bandeiras e painéis.

Contudo, no século XII, surgiram os guerreiros samurai (bushi) e, durante a luta pelo poder entre os clãs Minamoto e Taira, os bushi costumavam desenhar círculos do sol em leques dobráveis conhecidos como gunsen.

No Período dos Reinos Combatentes dos séculos XV e XVI, quando muitas figuras militares disputavam círculos de influência, os hinomaru eram amplamente exibidos como uma insígnia militar. Uma pintura em tela representando a Batalha de Sekigahara no ano de 1600 mostra uma força militar que usava o hinomaru como tema em todos os seus painéis. Embora o círculo vermelho com um fundo branco fosse o mais comum, também há exemplos de círculos dourados com um fundo azul profundo.

 

Hinomaru
A proporção vertical-horizontal da bandeira é 2:3, o círculo está posicionado exatamente no centro, e o diâmetro do círculo equivale a três quintos da medida vertical

 

Bandeiras com o Círculo nos Barcos que Levavam os Shoguns

O uso do hinomaru como símbolo do país como um todo remonta a seu uso, por Toyotomi Hideyoshi no final do século XVI e por Tokugawa Ieyasu no início do século XVII, nas bandeiras dos navios mercantes enviados ao exterior. Uma pintura em tela com cenas da cidade de Edo (Tóquio dos dias de hoje) no século XVI mostra uma bandeira hinomaru sendo usada como símbolo de um navio que carregava o shogun. Durante o Período Sakoku, ou “período de isolamento nacional” (1639-1854), o comércio e outras relações com quaisquer países estrangeiros eram proibidos com exceção da China, Coréia e Holanda; mas quando o shogunato Tokugawa começou a comercializar com outros países (incluindo Estados Unidos e Rússia), depois de 1854, os navios mercantes japoneses mais uma vez começaram a usar a bandeira hinomaru.

O shogunato Tokugawa, em 1854, aceitou a proposta de Shimazu Nariakira do Domínio de Satsuma, e foi decidido que os navios japoneses, para não serem confundidos com navios estrangeiros, utilizariam um “painel hinomaru com um fundo branco”. Uma bandeira hinomaru foi exibida no Kanrinmaru, o navio que levava oficiais japoneses enviados aos Estados Unidos em 1860.

 

O Hinomaru como Bandeira do Japão Moderno

Em 1868, o governo Meiji estabeleceu-se depois que a família Tokugawa perdeu seu poder político. De acordo com o Decreto No. 57 emitido pelo Grande Conselho de Estado (Dajokan) em 27 de janeiro de 1870, o Hinomaru tornou-se oficialmente a bandeira do Japão para utilização em embarcações comerciais.

O Hinomaru foi utilizado pela primeira vez nos terrenos de prédios governamentais em 1872, um ano antes do calendário lunar ser substituído oficialmente pelo solar. Naquela época, muitas famílias comuns e estabelecimentos não-governamentais também manifestaram seu desejo de exibir o Hinomaru nas datas comemorativas. Nos anos subsequentes, diversas notificações e documentos foram emitidos oficialmente reforçando o status do Hinomaru como a bandeira que simbolizava o Japão.

Compartilhar