ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Países Baixos

Europa

A bandeira dos Países Baixos é uma bandeira tricolor. As faixas horizontais são de igual tamanho nas cores, de cima para baixo, vermelho (oficialmente descrito como vermelhão brilhante), branco (branco brilhante) e azul (azul-cobalto).[2] A bandeira apresenta uma grande semelhança com a bandeira do Luxemburgo.[3] A única diferença entre as duas bandeiras nacionais é o tom de azul utilizado.

A bandeira do país é considerada a bandeira tricolor mais antiga do mundo ainda em uso. Porém, essa representação não foi a única a figurar na história do país, sobretudo na época da Idade Média. Uma das mais lembradas foi a chamada “Bandeira do Príncipe”. Essa representação foi adotada para homenagear o príncipe William I de

Orange, que foi o responsável por liderar a luta pela independência do país contra a Espanha. Assim como a atual bandeira, a representação da época também era formada por três: laranja, branco e azul.

Foi no século XVII que a bandeira deixou de carregar a cor laranja para ser substituída pela vermelha. De acordo com alguns historiadores isso aconteceu pelo fato de, com o passar do tempo, a cor laranja perder um pouco da sua entonação e se assemelhar ao vermelho. Para que isso não causasse confusão, a mudança foi sugerida.

As cores da bandeira foram pensadas com o intuito de fazer uma homenagem ao príncipe William I de Orange. Assim, as três cores, vermelho, branco e azul são baseadas nas cores heráldicas do brasão da nobre família de Orange-Nassau. Dada a importância do pavilhão, outros países também foram influenciados, a exemplo da Rússia.

Compartilhar