ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Paraíba

Brasil
América do Sul

A atual bandeira da Paraíba foi adotada em 25 de setembro de 1930, por um decreto estadual. Mas ela só foi oficializada em 26 de julho de 1965, 25 anos depois de ter começado a ser utilizada.

A bandeira atual foi criada e adotada pela Aliança Liberal, um sistema político que surgiu no local, para fazer frente contra o novo presidente do Brasil da época. A Aliança discutia a indicação, que era feita através da política de café com leite.

Antes desta nova bandeira começar a ser usada, o estado passou sete anos, sem um símbolo do tipo que o representasse. Isso porque a antiga bandeira do estado da Paraíba foi usada apenas por 15 anos, entre 1907 e 1922.

O estandarte do estado foi feito com as cores preto e vermelho, que fazem alusão ao ex-governador, que hoje dá nome a capital da Paraíba, João Pessoa. Elas significam o luto e a união contra o novo presidente da república.

Significado das cores na bandeira da Paraíba

A bandeira da paraíba é formada principalmente pelas cores preto e vermelho. Sendo um terço do estandarte preto e os outros dois terços em um vermelho vivo.

Estas cores foram usadas pela Aliança Liberal para representar a insatisfação com o governo da época. O preto representa o luto pela morte do ex-governador do estado, João Pessoa, que foi assassinado no Recife, capital pernambucana em 1930.

Já o vermelho pode significar duas coisas, o sangue de João Pessoa, após ter sido assassinado, ou ainda a insatisfação da Aliança com a indicação do novo presidente Washington Luís.

Por conta deste significado político, existem alguns movimentos que buscam alterar o nome da capital do estado e a bandeira para os que eram antes de 1930. Com, inclusive, a atuação de várias ONGs, desde 2009. Isto porque, muitas pessoas não se sentem representadas pela bandeira do estado. Já que ela foi feita em homenagem de uma única pessoa.

O que está escrito na bandeira e o que significa?

Na parte vermelha do estandarte da Paraíba, aparece escrito em letras brancas, a palavra Nego. Esta palavra vem do verbo negar e representa o sentimento político do estado na época. Isso por causa da influência da Aliança Liberal.

Até 1965, quando a bandeira foi oficializada, a palavra era escrita com um acento agudo no ‘E’. Facilitando, dessa forma, a leitura e entendimento de todo o contexto por trás da palavra.

Qual era a antiga bandeira da Paraíba?

A bandeira da Paraíba nem sempre foi a vermelha e preta atual. Entre 1907 e 1922, o estandarte utilizado para representar o estado era um brasão amarelo e azul. Esse brasão ficava no meio de um fundo branco com listras verdes.

No meio do brasão, que ficava no centro da bandeira, estava escrito a data 5 de agosto de 1585. Este é tido com o ano da fundação da capital do estado, que hoje se chama João Pessoa. Contudo, quando a cidade foi fundada por colonizadores portugueses, foi batizada de Cidade Real Nossa Senhora das Neves.

Compartilhar