ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Arroz Carreteiro
Rio Grande do Sul

/

Brasil

/

América do Sul

Um dos pratos mais tradicionais da mesa dos gaúchos, o carreteiro é uma mistura de arroz com carne e muitos temperos. Originalmente criado com a carne de charque, hoje comumente é substituído por carne assada, aproveitando as sobras do churrasco.

Prato originário do Rio Grande do Sul, surgiu quando os carreteiros que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois, cozinhavam uma mistura de guisado de charque com arroz. A receita Paineira serve aproximadamente 6 pessoas, ou mais.

Charque (carne salgada e seca) faz parte da culinária gaúcha desde a época da colonização, quando os carreteiros atravessavam os pampas e levavam esse tipo de carne por suportar o tempo das longas viagens.

A forma de preparo é basicamente a mesma desde então e pode ser servido acompanhado de vinagrete. Bem fácil e delicioso para sua Noite Gaúcha.

De fácil preparo, composto basicamente de arroz cozido com pedaços de charque picados, o arroz de carreteiro é mais um prato derivado da abundância de carne na região. Era o único prato que os carreteiros podiam preparar sozinhos, por conta da simplicidade e da resistência à longa viagem.

  • 500 g de carne seca/charque;
  • 2 xícaras de arroz;
  • 4 cebolas cortadas em cubos pequenos;
  • 4 tomates maduros cortados em cubos;
  • 2 pimentões verdes cortados em cubos;
  • Salsinha bem picadinha;
  • Óleo;
  • Sal a gosto;

Modo de Preparo

1- Cozinhe a carne seca cortada em cubos na panela de pressão durante 20 minutos e depois escorra.

2- Coloque o óleo na panela, deixe esquentar e refogue as cebolas picadas juntamente com a carne seca.

3- Quando estiver bem frito coloque o arroz. Misture muito bem e em seguida coloque os tomates e os pimentões cortados em cubos. Misture tudo novamente e cubra com água fervente. Acerte o sal se necessário.

4-Deixe cozinhar bem até que o arroz fique macio. Está pronto para ser servido.

Compartilhar

Culinárias Típica Relacionadas