/
/
Um dos pratos mais tradicionais da mesa dos gaúchos, o carreteiro é uma mistura de arroz com carne e muitos temperos. Originalmente criado com a carne de charque, hoje comumente é substituído por carne assada, aproveitando as sobras do churrasco.
Prato originário do Rio Grande do Sul, surgiu quando os carreteiros que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois, cozinhavam uma mistura de guisado de charque com arroz. A receita Paineira serve aproximadamente 6 pessoas, ou mais.
Charque (carne salgada e seca) faz parte da culinária gaúcha desde a época da colonização, quando os carreteiros atravessavam os pampas e levavam esse tipo de carne por suportar o tempo das longas viagens.
A forma de preparo é basicamente a mesma desde então e pode ser servido acompanhado de vinagrete. Bem fácil e delicioso para sua Noite Gaúcha.
De fácil preparo, composto basicamente de arroz cozido com pedaços de charque picados, o arroz de carreteiro é mais um prato derivado da abundância de carne na região. Era o único prato que os carreteiros podiam preparar sozinhos, por conta da simplicidade e da resistência à longa viagem.
1- Cozinhe a carne seca cortada em cubos na panela de pressão durante 20 minutos e depois escorra.
2- Coloque o óleo na panela, deixe esquentar e refogue as cebolas picadas juntamente com a carne seca.
3- Quando estiver bem frito coloque o arroz. Misture muito bem e em seguida coloque os tomates e os pimentões cortados em cubos. Misture tudo novamente e cubra com água fervente. Acerte o sal se necessário.
4-Deixe cozinhar bem até que o arroz fique macio. Está pronto para ser servido.