ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Carne de sol com macaxeira
Ceará

/

Brasil

/

América do Sul

Com raízes históricas e com o objetivo inicial para suportar longas viagens sem que o produto perecesse, a Carne de Sol surgiu a partir do processo de conservação da carne, a qual é desidratada ao sol (o que deu origem ao nome). No Ceará, ela também é conhecida como carne do sertão ou carne de vento e, atualmente, há diversas maneiras de servir a Carne de sol, uma das mais populares é acompanhada da macaxeira (mandioca/aipim)

⦁ 600 g de carne de sol;
⦁ água pra dessalgar a carne;
⦁ 400 g de mandioca;
⦁ 1 fio de óleo;
⦁ 1 limão espremido;
⦁ 1 pitada de pimenta do reino;
⦁ 1 pitada de colorau;
⦁ 1 pitada de tempero baiano;
⦁ cheiro verde a gosto;
⦁ água pra cozinhar;

Modo de Preparo

1- Corte a carne em pedaços e lave para tirar o excesso de sal. Coloque em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho até dessalgar um pouco.

2- Em uma frigideira, frite a carne (bem escorrida) em um pouco de óleo. Ela vai juntar água, deixe a água secar e frite ligeiramente. Retire a carne e reserve.

3- Na frigideira, acrescente um pouco de manteiga, depois a cebola em rodelas e deixe fritar.

4- Em outra panela coloque a água para ferver e depois acrescente a macaxeira. Deixe cozinhar até a macaxeira ficar macia. Se preferir, use a panela de pressão. Depois de cozida, escoa toda a água.

5- Por fim, para servir arrume o prato com a carne, a macaxeira, a cebola frita e regue tudo com manteiga de garrafa ou de fazenda. Sirva quente.

Compartilhar

Culinárias Típica Relacionadas

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES