ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Moqueca capixaba
Espírito Santo

/

Brasil

/

América do Sul

A expressão popular “moqueca é a capixaba, o resto é peixada” traduz o sentimento dos capixabas pelo prato mais típico do estado. Apesar de ser muito comum no Norte e no Nordeste, é no Espírito Santo que a moqueca mostra a sua força. O nome “moqueca” indica que o alimento é preparado no cozimento sem água. Em vez disso, são utilizados apenas vegetais e frutos do mar.

⦁ 1,5 kg de peixe fresco (badejo, robalo, papa-terra ou namorado);
⦁ 1 maço de coentro;
⦁ Cebolinha verde;
⦁ 1 Cebola branca;
⦁ Azeite de oliva;
⦁ Sementes de urucum;
⦁ 3 Tomate;
⦁ 3 Limões;
⦁ Sal;
⦁ Óleo de soja ou algodão;
⦁ Pimenta-malagueta (opcional);

 

Ingredientes para o pirão
⦁ As cabeças do peixe utilizados na moqueca;
⦁ 1 colher de sopa de óleo de urucum;
⦁ 2 dentes de alho picados;
⦁ 1 unidade ou 100 gramas cebola pequena picada;
⦁ 3 unidades ou 200 gramas de tomates médios picados;
⦁ Sal e pimenta-do-reino moída a gosto;
⦁ Farinha de mandioca a gosto;
⦁ Meia xícara do caldo de moqueca;
⦁ Coentro picado a gosto;

Modo de Preparo

1- Primeiro, limpa-se bem o peixe. Depois corte-o em postas de 5 centímetros de largura e lave-o com limão. Deixe descansar em uma vasilha com uma solução fraca de alho e sal. Separe a cabeça do animal para o preparo do pirão.

2- Enquanto isso, pegue a panela de barro (se não tiver, pode ser de metal mesmo) e acrescente um pouco de óleo de soja ou de algodão e azeite de oliva. Coloque as postas, vire-as de um lado para o outro, para que não fiquem umas por cimas das outras e tampe a panela.

3- Corte os temperos (coentro, tomate e cebola) e coloque-os por cima das postas de peixe que estão na panela. Acrescente azeite e suco de limão para o caldo ficar mais encorpado. Quando começar a ferver, verifique o paladar do sal e do limão (a gosto). O prato precisa cozinhar por 20 a 25 minutos. De vez em quando balance a panela para que as postas do peixe não grudem no fundo.

4- Depois de cozido, salpique coentro picadinho e leve a refeição à mesa. O acompanhamento deve ser feito com arroz branco, pirão e molho.

 

Modo de preparo do pirão

1- Limpe bem as cabeças de peixe e tempere com pimenta (opcional e a gosto), sal, limão e coentro por 30 minutos.

2- Numa panela em fogo médio, aqueça 1 colher de óleo (mesmo utilizado para a moqueca), 2 dentes de alho picados, 1 cebola pequena picada e refogue rapidamente. Acrescente as cabeças marinadas (com o caldo). Após isso, junte 3 tomates médios picados, tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto, jogando água para que essa mistura faça um caldo. Esse processo deve ser repetido até que a cabeça esteja bem cozida.

3- Após o cozimento, peneire e deixe somente o caldo na panela e vai acrescentando a farinha de mandioca a gosto, em chuva, até o pirão engrossar. Apague o fogo, salpique coentro picado a gosto e sirva em seguida.

Compartilhar

Culinárias Típica Relacionadas

Pular para o conteúdo