ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Polenta no Fio
Santa Catarina

/

Brasil

/

América do Sul

Santa Catarina é um estado cheio de história, tradições e belíssimas paisagens. Conhecer esse estado é um dos destinos obrigatórios na lista de turismo de qualquer viajante. Mas, além de toda essa riqueza cultural, a culinária de Santa Catarina é especialmente brilhante e merece ser conhecida e apreciada.

A cozinha catarinense é recheada de miscigenações e diversificada em sabores. Em função de sua colonização europeia, o estado tem fortes influências italiana, alemã portuguesa, polonesa e açoriana. Toda essa mistura se reflete nos pratos típicos da região, que podem variar bastante dependendo do local. Receitas estrangeiras se misturaram e se transformaram em novos pratos, enquanto outras permaneceram tradicionais.

A polenta é uma refeição trazida pelos italianos e que ficou bastante popular no sul do país em função dos colonos vindos de lá e se instalaram no estado. Acredita-se que por necessitarem de uma comida mais consistente, após o trabalho nas lavouras.

Diferente da maioria dos demais locais do Brasil, no Sul, a polenta é mais firme, cozida por mais tempo, até que a massa fique dura para poder ser fatiada como um fio de algodão. Este tipo de corte foi o que deu origem ao nome.

  • 400 gramas de fubá;
  • 1 colher sopa de sal;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 litros de água;

Modo de Preparo

1- Pegue uma panela grande, coloque a água. Adicione o sal e a manteiga.

2- Quando estiver formando bolhas no fundo, vá adicionando o fubá lentamente e sempre misturando para não ‘empelotar’. Após inserir o fubá completamente, continue misturando-o.

3- Quando a massa estiver grossa, uma dica é tampar a panela e mantê-la cozinhando por pelo menos 30 minutos em fogo baixo para ficar no ponto. Observe sempre para que não queime.

4- Depois, coloque em um refratário. Deixe esfriar.

Poderá polvilhar parmesão e adicionar molho ao seu gosto.

* No fio: pegue uma linha de costura, tire um tamanho necessário e, de baixo para cima, vai cortando a massa da polenta

Compartilhar

Culinárias Típica Relacionadas

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES