ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Boi Calemba
Rio Grande do Norte

/

Brasil

/

América do Sul

A influência da diversidade cultural está presente nos eventos populares e no folclore norte-rio-grandense, que vai de procissões a vaquejadas, e de danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas e Bumba meu boi.

Contadores de viola, cordelistas, repentistas, emboladores e grupos de dança que recontam a história do povo potiguar é a presença mais marcante desta cultura, que é uma das mais ricas do nordeste.

As danças em homenagem ao bumba meu boi são tão fortes na cultura do povo potiguar que foi criada a expressão ‘’boi calemba’’, referindo-se a uma dança inspirada na do bumba meu boi para diferenciar o boi dos reis do Rio Grande do Norte de outros estados do Brasil.

Essa dança conta, normalmente, com 16 figurantes divididos em dois grupos: os enfeitados e os mascarados. O primeiro é composto pelo mestre da brincadeira, pelos Galantes e Damas. É esse grupo que fica responsável pelo lado sério do espetáculo. Eles devem cantar as cantigas de louvor e saudações, além de dançar as músicas coreografadas ao som da rabeca.

O segundo grupo fica responsável pela parte cômica do espetáculo e é formado pelo Mateus, Birico e Catarina. As roupas apresentadas devem estar surradas e o rosto, besuntado de tisna, para evidenciar a condição de vaqueiros-escravos da pecuária nordestina.

Claro que também não pode faltar o boi calemba na apresentação, além de outros personagens como a burrinha, o bode, o gigante e o Jaraguá.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas