Inserido na cultura popular, é no estado do Maranhão que a festa do Bumba meu boi tem maior representatividade, nas festas em comemoração aos santos populares.
A festa ocorre nos meses de junho e julho, em São Luís, desde o século XVIII.
A música envolve diversos instrumentos como o violão, o cavaquinho, o pandeiro, o chocalho, o triângulo, a zabumba, a matraca, etc.
O ritmo predominante é chamado de toada, um estilo de cantiga simples e regional, formada por estrofes e rimas.
Na apresentação teatral o boi é o personagem principal, mas também estão presentes o fazendeiro, o vaqueiro e sua mulher.
Essa encenação lúdica é caracterizada pela união do humor, da sátira, do drama e da tragédia. Enquanto a história do boi é declamada por um narrador, os personagens dançam.
O enredo gira em torno da morte à ressurreição do boi, e tem como destaque a fragilidade humana, em detrimento da força bruta do animal.
Note que na história, os nomes dos personagens e suas respectivas vestimentas podem apresentar algumas variações consoante as diferentes regiões do Brasil.
O primeiro registro do Bumba meu boi no Brasil aconteceu em Pernambuco. No entanto, o estado onde essa manifestação cultural é mais popular é o Maranhão.
SUA EMPRESA AQUI