ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Dança do Ventre
Marrocos

/

África

A dança do ventre é tradicionalmente praticada em regiões do Médio Oriente e da Ásia Meridional.

Quando se olha para alguém a fazer a dança do ventre – a dançar bem, claro – pensa-se no trabalho e aprendizagem que ali está, mas um dos maiores segredos da dança está no improviso. É certo que tem de ter algum jeito para a dança, sentir a música, e ser sensual. É que a dança do ventre está associada a rituais de fertilidade e segundo estudiosos do assunto pode remontar a 7000 ou 5000 anos antes de Cristo.

No antigo Egipto, a dança do ventre era praticada para agradar às Deusas, para se tornarem mães, e na Índia estava associada a rituais tântricos.

Os árabes sempre a usaram como forma de animar os Sultões e em festas de casamentos. No entanto, a sua sensualidade não é aceita em países mais conservadores. Obviamente, não é o caso de Marrocos, onde a dança é muito bem-vinda.

A dança do ventre sempre esteve ligada à celebração da vida através do ventre, que é a parte do corpo central nesta dança. Depois seguem-se os movimentos de serpente que, ao ver a pele renovada, simbolizava o renascimento em algumas culturas.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES