ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Maculelé
Bahia

/

Brasil

/

América do Sul

O Maculelê é uma dança folclórica originalmente praticada por negros e caboclos do Recôncavo Baiano, que simula uma luta com bastões de madeira, ao som de atabaques e cânticos. No século 20, alguns praticantes passaram a usar facões em lugar de bastões, em apresentações folclóricas.

Acredita-se que essa manifestação cultural exista, na Bahia, desde o século 18, aonde chegou possivelmente através de escravos africanos ou através dos portugueses, que praticavam a antiga dança dos paulitos ou, ainda, uma mistura de ambos. Incorporou elementos indígenas, africanos e europeus.

Hoje, o Maculelê é muito praticado por grupos baianos de Capoeira, mas diferente desta, que se transformou em arte marcial pelos grandes mestres baianos, o Maculelê continuou como folclore.

Maculelê é uma das danças folclóricas da Bahia que possui raízes indígenas e africanas. Com um ritmo animado, o maculelê se originou na época do Brasil colônia, sendo uma espécie de luta marcial com bastões praticada pelos escravizados nos canaviais.

Com uma música agitada e envolvente, a dança é sempre feita com homens e mulheres que dançam com bastões e tocam instrumentos como pandeiro e atabaques, sempre respondendo ao comando do macota, um mestre de cerimônias que coordena os movimentos da apresentação.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas

Pular para o conteúdo