ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Marujada
Roraima

/

Brasil

/

América do Sul

A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas.

A marujada, também conhecida como fandango, é um folguedo típico das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A marujada é considerada uma importante representação cultural, de caráter popular, do folclore brasileiro. Participam, deste folguedo, homens (geralmente com os instrumentos musicais), mulheres (geralmente nas danças e encenações) e também crianças (nas encenações).
Surgiu em Portugal, como comemoração, no contexto das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Chegou ao Brasil, através dos portugueses que colonizaram nosso país. Porém, sofreu, em terras brasileiras, algumas modificações e adaptações culturais, ficando desta forma um pouco diferente do fandango de Portugal.

Retratam, além das descobertas marítimas, a difícil vida dos marinheiros em alto mar.

No início da encenação da marujada, os personagens (principalmente marinheiros da tripulação) puxam uma réplica pequena de um barco a vela ou caravela.

Com muita dança e músicas (principalmente cantos lamentosos), acompanhadas de instrumentos de corda, os participantes gritam frases relacionadas aos descobrimentos marítimos e a vida no mar. Entre estas frases, destacam-se: “Somos marujos do mar!” e “Marinheiros somos!”.

Geralmente, os personagens da marujada usam roupas brancas com detalhes em azul, vermelho ou amarelo. Estas roupas se assemelham aos uniformes dos marinheiros.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas

Pular para o conteúdo