ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Marujada
Roraima

/

Brasil

/

América do Sul

A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas.

A marujada, também conhecida como fandango, é um folguedo típico das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A marujada é considerada uma importante representação cultural, de caráter popular, do folclore brasileiro. Participam, deste folguedo, homens (geralmente com os instrumentos musicais), mulheres (geralmente nas danças e encenações) e também crianças (nas encenações).
Surgiu em Portugal, como comemoração, no contexto das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Chegou ao Brasil, através dos portugueses que colonizaram nosso país. Porém, sofreu, em terras brasileiras, algumas modificações e adaptações culturais, ficando desta forma um pouco diferente do fandango de Portugal.

Retratam, além das descobertas marítimas, a difícil vida dos marinheiros em alto mar.

No início da encenação da marujada, os personagens (principalmente marinheiros da tripulação) puxam uma réplica pequena de um barco a vela ou caravela.

Com muita dança e músicas (principalmente cantos lamentosos), acompanhadas de instrumentos de corda, os participantes gritam frases relacionadas aos descobrimentos marítimos e a vida no mar. Entre estas frases, destacam-se: “Somos marujos do mar!” e “Marinheiros somos!”.

Geralmente, os personagens da marujada usam roupas brancas com detalhes em azul, vermelho ou amarelo. Estas roupas se assemelham aos uniformes dos marinheiros.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas