ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Os Bois Garantido e Caprichoso
Amazonas

/

Brasil

/

América do Sul

A dança dos bois Garantido e Caprichoso, no Amazonas, faz parte da lenda do Bumba Meu Boi, mas nessa versão os dois bois disputam uma batalha de dança e encenação para ver quem ganha.

A festa, que é realizada em junho, no Estado do Amazonas, acontece em um local chamado de Bumbódromo. O festival consiste na disputa de dois bois, o Garantido (representado de vermelho), e o Caprichoso (representado de azul).

O evento tem duração de três dias e conta com algumas personagens definidas. Há também o regulamento e julgamento, que tem o objetivo de definir a melhor atuação. No fim, é conhecido o boi vencedor.

No Festival, os dois grupos contam a história do Pai Francisco e sua esposa, a Mãe Catirina, que está grávida e tem o desejo incontrolável de comer língua de boi. Pai Francisco mata o melhor boi da fazenda para satisfazer o desejo da esposa. Pai Francisco seria levado à cadeia, mas a história tem um final feliz, com o “Boi” sobrevivendo graças aos rituais do pajé. Pai Francisco é perdoado e tudo acaba numa enorme festa celebrando a vida do “Boi”. Isso tudo é representado nos três dias de festas para toda a população.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas