ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Reinado
Minas Gerais

/

Brasil

/

América do Sul

Na foto acima, “Seu Pereira” de Itaúna-MG, como era conhecido o Sr. José Ribeiro dos Santos, Rei Congo, ao centro de chapéu preto. Ele é avô da colaboradora Renata Ribeiro de Andrade L. Furtado.

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário é uma manifestação concebida pelos escravizados e seus descendentes no Brasil, entre os séculos XVI e XVIII, utilizando elementos do culto a Nossa Senhora do Rosário, introduzido na África pelos portugueses com fins catequéticos, das antigas monarquias africanas e de outras festas religiosas, a exemplo daquelas que representam as lutas entre cristãos e mouros.

Esta manifestação desenvolveu-se em várias regiões do Brasil, com ênfase no sudeste e, especificamente em Minas Gerais, onde, mais propriamente, pode ser designada “reinado’’. Durante o período colonial, a festa representava a experiência da escravização e os esforços por auxílio mútuo injetados pelas irmandades devotadas a santos negros.

Após a abolição, a festa adquiriu também um caráter de festejo pela libertação e de atribuição do próprio ato de libertar a Nossa Senhora do Rosário. Desenvolvem-se atualmente centenas de festas de Nossa Senhora do Rosário anualmente. Nessas celebrações, as comunidades afrodescendentes continuam representando sua experiência social e cultivando a memória de sua presença no Brasil.

Sobre a origem da festa de Reinado, segundo a tradição oral, ainda no século XVIII, depois de alforriado, Chico Rei, que havia sido rei no Congo antes de ser vendido como escravo, conseguiu alforriar seu filho e outros membros da nação, organizando-os em torno da Irmandade do Rosário e de Santa Efigênia. No dia de Reis, 6 de janeiro, Chico Rei e sua família foram conduzidos em um grande Cortejo festivo pela irmandade e coroados na capela de Santa Efigênia. Após a coroação, ele e sua família desfilaram pelas ruas de Vila Rica, embaixo de um pálio e escoltados por uma guarda de moçambicanos. Estava assim criada a Festa do Reinado em Ouro Preto, posteriormente sendo reproduzida por várias cidades de Minas Gerais.

 

O Reinado de Nosso Senhora do Rosário em Itaúna-MG

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Itaúna tornou-se tradição local e regional e acontece há mais de 150 anos na cidade, localizada no centro oeste mineiro. Foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade de Itaúna pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural Artístico e Ecológico de Itaúna, em 2015 e está registrado no IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

O Reinado é um dos eventos mais importantes do calendário de Itaúna. Tombada como patrimônio imaterial da cidade em 2015, essa tradição mobiliza milhares de devotos e amantes da cultura popular anualmente para as celebrações em torno da padroeira dos negros. Conforme os registros históricos, foram os escravos os responsáveis pela construção da primeira igreja da cidade, edificada em homenagem à protetora, a partir de 1750. Anos e anos depois de iniciados, os festejos continuam a reunir os inúmeros fiéis até os dias atuais

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES