ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Sússia e Juquitaia
Tocantins

/

Brasil

/

América do Sul

Também conhecida como súcia ou suça, a sússia é dançada no folclore de cidades como Paranã, Santa Rosa do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Conceição do Tocantins, Peixe, Tocantinópolis. A dança é caracterizada por músicas agitadas ao som de tambores e cuícas. Uma espécie de bailado em que homens e mulheres dançam em círculos.
A sússia na Folia do Divino em Monte do Carmo é dançada ao som da viola, do pandeiro e da caixa. Também é dançada ao som do tambor em outras manifestações populares, como em Natividade.

Uma herança de descendentes africanos que vieram trabalhar como escravos, na atividade mineradora do ouro, na atual região sudeste do estado, ainda no século XVIII.
O gingado africano integra dança, cantos, sons de viola, caixa, tambor e pandeiros. E marcam os festejos religiosos do catolicismo popular e folias tocantinenses.
A dança está presente nas regiões centro e sudeste do Tocantins.  Cada comunidade em ritmo diferente, seja no passo, ou nos instrumentos, cada apresentação traz seus significados particular.

A Jiquitaia é um passo da dança da Sússia. Dança-se a jiquitaia na Sússia.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas