ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Xaxado
Pernambuco

/

Brasil

/

América do Sul

O Xaxado é dançado em uma fila indiana, sapateando um atrás do outro. O Xaxado poderia ser dançado da maneira mais singela com o canto de quem tirasse o verso na frente, respondido por todos. Apesar de ser uma dança muito simples, o Xaxado tem algumas variações de meados de 1926 pelo grupo do Cangaceiro Medalha: vinham dançando dois grupos, até que ficando frente a frente, os dois à frente da fila batiam as alpercatas.

A coreografia era executada com os pés rentes ao chão, ou seja, com passos arrastados, evitando-se fazer muito barulho, tendo em vista que seus executores viviam abrigados em locais ignorados pela polícia, mas perseguidos por ela. A execução era feita em fila indiana, enquanto os dançantes carregavam todos os seus apetrechos: armas e mantimentos. Alguns capangas ficavam postos em sentinelas para evitar surpresas de ataques policiais.

Originalmente a estrutura básica do xaxado é da seguinte forma: avança o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado. Os passos estão relacionados com gestos de guerra. São graciosos, porém firmes.

Compartilhar

Danças Típicas Relacionadas