ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Africano

População:

1,3 bilhão de habitantes

Extensão Terriorial:

30.370.000 km²

Quantidade de Países:

53

Descrição

O continente africano é o terceiro maior do mundo. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal do Suez, localizado no Egito.

Muitas pessoas conhecem a África pela sua extrema pobreza e miséria, porém poucos sabem o porquê disso. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), dos países considerados com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, todos eles são africanos. Essa situação foi causada, principalmente, pela exploração colonial e imperialista que ocorreu nesses paises.

Primeiramente, houve uma dominação colonialista que se iniciou ao final do século XV, quando a população negra que formava as diversas etnias desse continente foi escravizada e levada para outros lugares, incluindo o Brasil. Essa dominação permaneceu dessa forma até o século XIX, quando uma onda imperialista (chamada também de neocolonialista) resolveu se apropriar do continente, dividindo o seu território entre muitos outros países.

Por causa disso, muitos conflitos internos começaram a acontecer, ou em busca de independência, ou entre povos rivais em busca de controlar um mesmo território. Apesar de antes da colonização também haver disputas territoriais na África, elas não eram tão sangrentas e intensas como são atualmente.

O relevo do continente africano é marcado pela presença de dois grandes desertos: o Deserto do Saara e o Deserto do Kalahari. O primeiro encontra-se na região norte do país e o segundo encontra-se mais ao sul. A maior parte da superfície da África é composta por planaltos com médias e elevadas altitudes. Na região central e ao norte, encontram-se grandes rios que estão entre os maiores do mundo, como os rios Nilo, Congo e Níger.

Em relação à vegetação, existem diversos tipos, como plantas desérticas, florestas equatoriais e estepes. No entanto, o tipo mais presente são as savanas, que são muito semelhantes à vegetação do Cerrado brasileiro, com árvores de médio e pequeno porte com galhos muito retorcidos.

A África é dividida em duas regiões principais: África Subsaariana e África do Norte. A primeira compreende toda a região desse continente que se encontra abaixo do deserto do Saara, caracterizada pela população de maioria negra e pela maior diversidade étnica. A segunda encontra-se mais ao norte e compreende as populações africanas árabes.

Apesar de a maior parte do território africano ser formada por países independentes, isto é, sem o domínio colonial de outro país, a sua economia é bastante subordinada. Além disso, muitas guerrilhas internas e ditaduras sangrentas existem ou existiram recentemente na maioria dos países africanos.

Compartilhar