ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Capital:

Salvador

População:

14.985.284 habitantes

Extensão Terriorial:

564.760,429 km²

Quantidade de Municípios:

417

Descrição

Não podemos falar da história da Bahia sem falar da história do Brasil já que foi em Porto Seguro, município ao sul do estado, em 22 de abril de 1500 que os portugueses aportaram, capitaneados por Pedro Álvares Cabral cuja esquadra rumava para a Índia.

A primeira missa viria a ser celebrada quatro dias depois, 26 de abril, pelo frei Henrique Soares Coimbra, na localidade de Coroa Vermelha. No dia seguinte, foi cortada a primeira madeira com que se fez uma cruz para ser celebrada a segunda missa, em 1º de maio. No mesmo dia, Cabral partia para Índia, enquanto o português Gaspar de Lemos seguia para Lisboa para avisar sobre o descobrimento para o rei de Portugal, Dom Manuel I. Na terra, chamada por Cabral de Vera Cruz, permaneceram dois homens para se entender com os nativos.

Em 1501, os portugueses organizaram uma nova expedição, desta vez de reconhecimento à terra descoberta no ano anterior. Essa foi dirigida pelo navegador Américo Vespúcio. A nova esquadra chegaria em 1º de novembro a um grande golfo, a Baía de Todos-os-Santos.

Logo que foi descoberto o país, Bahia começou a ser colonizada, povoada e conquistada principalmente depois da descoberta do pau-brasil no século XVI.

Após o pau-brasil, teve início o ciclo da cana-de-açúcar seguida pelo do ouro e diamante.

A partir de 1530, a coroa portuguesa implementou as capitanias hereditárias. Na Bahia, foram doadas cinco capitanias: da Bahia de Todos os Santos, a Francisco Pereira Coutinho; de Porto Seguro, a Pero de Campos Tourinho; de Ilhéus, a Jorge de Figueiredo Correia; de Itaparica, ao 1º Conde de Castanheira, Dom Antônio de Athaíde; e a do Recôncavo, a Álvaro da Costa.

O Governo-geral seria instalado depois, em 1549, em Salvador.

O território baiano foi povoado primeiramente pelos nativos (indígenas), negros africanos e pelos brancos (europeus que lá chegaram), resultando na miscigenação de raças que caracteriza o estado.

Bahia é um dos estados da região Nordeste, fazendo limite com outros oito estados: Minas Gerais ao sul, sudoeste e sudeste; Espírito Santo ao sul; Goiás a oeste e sudoeste; Tocantins a oeste e noroeste; Piauí ao norte e noroeste; Pernambuco ao norte e Alagoas e Sergipe a nordeste. É banhada pelo Oceano Atlântico e tem a mais extensa costa de todos os estados brasileiros. Ocupa uma área de 564.732,450 km².

Compartilhar