ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Brunei

Capital:

Bandar Seri Begawan

Idioma:

Malaio

Moeda:

Dólar do Brunei

População:

cerca de 445.373 habitantes

Extensão Terriorial:

5.765 Km²

Descrição

O Brunei Darussalam é localizado na costa norte da Ilha de Bornéu, no sudeste asiático.

Quando os navios da expedição de Fernão de Magalhães ancoraram em Brunei em 1521, o quinto sultão, o grande Bolkiah, controlava praticamente toda a ilha de Bornéu e as ilhas vizinhas.

No final do século XVI, o território sofreu conflitos internos. O poder do país declinou no século XIX, principalmente com a cessão de Sarawak ao aventureiro inglês James Brooke em 1841.

O país é um sultanato islâmico que alcançou a independência em 1984, depois de ter se tornado um protetorado britânico em 1888.

Em 1906, a administração do país foi atribuída a um residente britânico, cujo conselho o sultão estava obrigado a aceitar. Apesar da presença britânica, Brunei começou a reviver com o início da produção de petróleo em 1929. De 1941 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupado pelos japoneses.

Os britânicos retornaram após a guerra, e negociações para a eventual independência de Brunei foram iniciadas. O primeiro passo foi em 1959, quando o residente foi substituído por um alto comissário. A Grã-Bretanha passou a responder somente pela defesa e política externa do país.

Em 1962, um Conselho Legislativo com autoridade limitada foi instalado. A conversão a um governo representativo foi interrompida no mesmo ano por uma revolta, suprimida com a ajuda das forças britânicas. O resultado foi que o sultão deliberou estado de emergência e suspendeu a maioria das provisões da constituição.

Novas eleições foram realizadas em 1965, mas membros nomeados ainda mantinham sua maioria no conselho.

Hoje, Brunei se beneficia de extensos campos de petróleo e gás natural. É membro da Commonwealth e da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

Compartilhar