ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Catar

Capital:

Doha

Idioma:

Árabe

Moeda:

Rial catarense

População:

2.688.235

Descrição

Catar, ou Qatar, é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica.

Pouco se sabe sobre a história do Catar antes do século XVIII. Sabe-se que a população da região era formada, em grande parte, por nômades beduínos, além de pequenas aldeias de pescadores.

A história moderna do Catar começa em 1766, com a migração de famílias vindas do Kuwait, notavelmente o Āl Khalīfah, para a península.

Em 1783, o Āl Khalīfah liderou a conquista do Bahrein. Após a saída do Āl Khalīfah do Catar, o país foi governado por uma série de xeques transitórios, o mais famoso dos quais foi Raḥmah Ibn Jabir Al-Jalāhimah..

O Catar chamou a atenção dos britânicos em 1867, quando uma disputa entre o Bahrein Āl Khalīfah, que continuou a reivindicar Al-Zubārah, e os residentes do país se transformou em um grande confronto. Até o ataque, a Grã-Bretanha via o Catar como uma dependência do Bahrein. Assinou então um tratado separado com Muhammad Ibn Thani em 1868, definindo o rumo tanto para a futura independência do Catar como para o governo do Al Thani, que até o tratado era apenas uma entre várias famílias importantes na península.

Governado pela família Al Thani desde meados do século XIX, nos últimos sessenta anos o Catar transformou-se de um pobre protetorado britânico conhecido principalmente por pertencer a um estado independente com receitas significativas de petróleo e gás natural.

O contínuo desvio das receitas petrolíferas em meados da década de 1990 pelos líderes do país atrapalhou seu crescimento econômico.

O ex-embaixador Hamad Bin Khalifa Al Thani introduziu amplas reformas políticas e na mídia, um investimento econômico sem precedentes e um crescente papel de liderança regional do Catar, em parte por meio da criação da rede de notícias via satélite árabe Al-Jazeera e da mediação do Catar em alguns conflitos regionais.

Nos anos 2000, o Catar resolveu suas antigas disputas fronteiriças com o Bahrein e a Arábia Saudita e, em 2007, alcançou a maior renda per capita do mundo. O Catar não experimentou agitação doméstica ou violência como a que se viu em outros países do Oriente, em parte devido à sua imensa riqueza.

Em meados de 2013, Hamad abdicou do poder pacificamente, transferindo-o para seu filho, o atual Amir Tamim Bin Hamad. Tamim continua popular e prioriza melhorar o bem-estar interno do país, incluindo o estabelecimento de sistemas avançados de saúde e educação e expandindo a infraestrutura visando a realização da Copa do Mundo de 2022 em Doha.

Compartilhar