ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Cazaquistão

Capital:

Astana

Idioma:

Cazaque e Russo

Moeda:

Tenge

População:

cerca de 19.196.466 habitantes

Extensão Terriorial:

2.724.900 Km2

Descrição

A República do Cazaquistão é um país localizado na Ásia Central e com uma pequena parte na Europa.

No decorrer dos séculos, várias partes do atual Cazaquistão foram incorporadas a diferentes impérios. Durante o império dos mongóis (séculos XIII e XIV), a maior parte do território fazia parte do ulus de Chagatai.

Por volta de 1465, cerca de 200 mil pessoas do Uzbequistão se mudaram para Mughulistān, entre os rios Chu e Talas. Esses uzbeques separatistas ficaram conhecidos como uzbeques “cazaques” (independentes) e, com o tempo, uma diferenciação significativa se desenvolveu entre eles e os uzbeques não-separatistas em seus respectivos modos de vida: a dos cazaques era mais nômade, a dos uzbeques, mais sedentária. Havia os cazaques étnicos, uma mistura de tribos nômades túrquicas e mongóis que migraram para a região no século XIII, e raramente eram unidos como nação única.

O Cazaquistão tornou-se uma república soviética em 1936. As políticas soviéticas reduziram o número de cazaques na década de 1930 e permitiram que os cazaques não-étnicos superassem em número os nativos.

Durante os anos 1950 e 1960 do programa agrícola Virgin Lands, os cidadãos soviéticos foram encorajados a ajudar a cultivar as pastagens do norte do país. Esse afluxo de imigrantes (a maioria russos) aumentava ainda mais a mistura étnica.

As minorias étnicas não-muçulmanas deixaram o Cazaquistão em grande número em meados dos anos 1990 até os anos 2000 e um programa nacional repatriou cerca de um milhão de cazaques étnicos de volta ao Cazaquistão. Os cazaques acabaram se tornando novamente a maioria titular. Essa dramática mudança demográfica também fez diminuir a diversidade religiosa anterior e tornou o país mais de 70% muçulmano.

A economia do Cazaquistão é maior do que a de todos os outros Estados da Ásia Central, em grande parte devido aos vastos recursos naturais do país.

As questões atuais incluem: desenvolver uma identidade nacional coesa, expandir o desenvolvimento dos vastos recursos energéticos do país e exportá-los para os mercados mundiais, diversificando a economia, aumentando a competitividade econômica e fortalecendo as relações com estados vizinhos e potências estrangeiras.

Compartilhar