ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Capital:

Fortaleza

População:

9.240.580 habitantes

Extensão Terriorial:

148.894,447km²

Quantidade de Municípios:

184

Descrição

Após a divisão do Brasil em capitanias hereditárias, coube ao português Antônio Cardoso de Barros, administrar a Capitania do “Siará” (como era chamada a região correspondente as capitanias do Rio Grande, Ceará e Maranhão) em 1535. Mas a região não lhe despertou interesse, sendo visitada somente em 1603 por outro português – Pero Coelho de Sousa – que liderou a primeira expedição àquelas terras.

Ele se instalou às margens do rio Pirangi (depois batizado rio Siará), onde construiu o Forte de São Tiago. Sua esquadra enfrentou índios locais que destruíram o forte obrigando os europeus a migrarem para o rio Jaguaribe. Lá os portugueses construíram o Forte de São Lourenço. Depois de um período de seca, Pero Coelho abandonou a capitania.

Em 1612, Portugal envia ao Siará o português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do estado. Ele também se instalou às margens do rio Siará onde recuperou e ampliou o Forte São Thiago e o batizou de Forte de São Sebastião. Só nessa época teve início a colonização da capitania do Siará, dificultada pelas tribos indígenas presentes e constantes invasões de piratas europeus.

No ano de 1637, a capitania foi invadida por holandeses, enviados pelo príncipe Maurício de Nassau, que tomaram o Forte São Sebastião. Anos depois a mesma expedição foi dizimada pelos ataques indígenas. Os holandeses só voltariam ao local em 1649, e se instalaram nas proximidades do rio Pajéu, ainda no Siará, onde construíram o Forte Schoonenborch.

Em 1654, o forte foi tomado por portugueses, chefiados por Álvaro de Azevedo Barreto, e renomeado de Forte de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. No seu entorno, formou-se a segunda vila do Ceará, chamada de Vila do Forte ou Fortaleza. A primeira vila reconhecida foi a de Aquiraz.

Em 1726, a vila de Fortaleza passou a ser oficialmente a capital do Ceará após disputas com Aquiraz.
Ceará é um dos estados brasileiros que compõe a Região Nordeste. Tem como limites o Oceano Atlântico ao norte; Paraíba a leste; Pernambuco, ao sul e Piauí, a oeste. Sua área total é de 148.887,633 km² e possui 184 municípios.

Compartilhar

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES