ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Chipre

Capital:

Nicósia

Idioma:

Nicósia

Moeda:

Euro

População:

1.244.188

Descrição

A República do Chipre está localizada na Ásia.

O primeiro assentamento conhecido, datado de 9.000 anos atrás, foi encontrado em Khirokitia (perto da costa sul), uma cidade com cerca de 2 mil habitantes perto da costa Sul.

A presença de pequenas quantidades de obsidiana, um tipo de rocha vulcânica não nativa da ilha, é o único sinal do contato da ilha com outras culturas. Khirokitia e vários assentamentos associados menores desapareceram depois de alguns séculos, deixando a ilha desabitada por quase 2.000 anos. O começo do período seguinte de habitação data de 4500 a 4000 a.C.

Chipre foi colônia britânica, tornando-se independente em 1960, após anos de resistência ao domínio britânico. As tensões entre a maioria cipriota grega e a minoria cipriota turca chegaram ao auge em dezembro de 1963, quando a violência irrompeu na capital de Nicósia. Apesar do destacamento de forças de paz da ONU em 1964, a violência continuou, forçando a maioria dos cipriotas turcos a enclaves em toda a ilha.

Em 1974, uma tentativa patrocinada pelo governo grego de derrubar o presidente eleito de Chipre foi recebida pela intervenção militar da Turquia, que logo controlou mais de um terço da ilha. Em 1983, a área administrada por cipriotas turcos declarou-se a República Turca do Norte de Chipre (TRNC), mas foi reconhecida apenas pela Turquia. Um acordo mediado pela ONU, o Plano Annan, não conseguiu a aprovação de ambas as comunidades em 2004. Em fevereiro de 2014, após um hiato de quase dois anos, os líderes das duas comunidades retomaram discussões formais sob os auspícios da ONU visando reunir a ilha dividida. As negociações foram suspensas em outubro de 2014, mas retomadas em maio de 2015 após a eleição de um novo “presidente” turco-cipriota.

Compartilhar