ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Coreia do Sul

Capital:

Seul

Moeda:

Won

População:

Cerca de 51.225.321 milhões de habitantes (2019)

Extensão Terriorial:

99.720 km²

Quantidade de Países:

102

Descrição

A República da Coreia fica ao leste do continente asiático (Ásia Oriental) e faz fronteira terrestre com a Coreia do Norte.

Como República, a Coreia do Sul é bem nova, pois surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), após as forças japonesas se renderem, ao norte, às forças da União Soviética e, ao sul, às forças dos Estados Unidos. Essas ocupações dividiram o território em duas nações individuais, as atuais Coreia do Norte e Coreia do Sul, respectivamente.

Entretanto, o primeiro reinado da Coreia é datado por volta de 2.333 a.C., com a dinastia Gojoseon, fundada pelo lendário Dangun Wanggeom.

Milhares de anos mais tarde, em 918 d.C., o general Wang Geon fundou o reino de Goryon. Essa dinastia perdeu as forças no século XIII, com invasão e domínio do Império Mongol.

No século seguinte, em 1388, após a queda dos mongóis e sob lutas e rebeliões, surgiu a dinastia Joseon, substituindo a dinastia Goryon, e marcando para sempre o povo coreano.

A dinastia Joseon travou combates e guerras com o Japão, sendo a mais conhecida entre 1592 e 1598, após os coreanos impedirem a passagem dos japoneses em conquista da China.

Já no século XVII, a Coreia se uniu ao Império Chinês e, nos anos seguintes, tentou resistir ao imperialismo ocidental. Porém, após as guerras sino-japonesa e russo-japonesa, a Coreia não resistiu e passou a ser dominada pelo Japão, de 1910 a 1945.

 

Compartilhar