ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Espírito Santo
RegiãoSudeste

/

/

Capital:

Vitória

População:

4.108.508 habitantes

Extensão Terriorial:

46.074,448 km²

Quantidade de Municípios:

64

Descrição

O navegador Vasco Fernandes Coutinho chegou na praia de Vila Velha em 23 de maio de 1535 e lá fundou o primeiro povoamento local. Batizou a terra de Espírito Santo em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade da Igreja Católica.

Ele dividiu capitania em sesmarias e as distribuiu entre os 60 colonizadores que o acompanharam ao local.

Já em 1549, ele procurou um lugar mais seguro já que Vila Velha não oferecia segurança contra os ataques dos índios e fundou um novo núcleo com o nome de Vila Nova do Espírito Santo, em oposição ao primeiro, que passou a ser chamado de Vila Velha. As lutas contra os índios continuaram, mas no dia 8 de setembro de 1551, os portugueses venceram e a localidade passou a se chamar Vila da Vitória e a data ficou como a de fundação da cidade.

Foram construídos os primeiros engenhos de açúcar, principal produto da economia por três séculos, que reinou sozinha até 1850, quando foi substituída pelo café

Com a chegada de missionários em 1556, foram fundadas as cidades de Serra, Nova Almeida e Santa Cruz.

O Espírito Santo está localizado na região Sudeste. Faz fronteira com o oceano Atlântico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e noroeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul. Sua área é de 46.086,907 km² e possui 78 municípios.

Compartilhar