ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Europeu

População:

741.447.158 habitantes

Extensão Terriorial:

10.180.000 km2

Quantidade de Países:

50

Descrição

O Território

A Europa está totalmente localizada no Hemisfério Norte do globo, e quase totalmente no Hemisfério Ocidental. Ela é atravessada pela linha imaginária do Círculo Polar Ártico, o que representa que seu território fica na porção da Zona Temperada do Norte, com uma parte na Zona Glacial Ártica.

O continente limita-se em sua parte Norte com o Oceano Glacial Ártico; ao Sul com os mares Negro e Mediterrâneo; a Oeste com o Oceano Atlântico e ao Leste com os Montes Urais e o Mar Cáspio, onde faz fronteira com o continente asiático.

Possui dois países transcontinentais: Rússia e Turquia cujos territórios estão localizados em parte, também, no continente asiático.

A Europa é o segundo menor continente do globo, ficando apenas atrás da Oceania. Há uma diversidade muito grande de extensões dos países, sendo alguns pequenos, como Liechtenstein, Mônaco, San Marino, dentre outros. O menor território é o Vaticano, com apenas 0,44 km² de extensão. Já o maior país é a Rússia, seguida da Ucrânia, França, Espanha e Suécia.

Seu relevo é marcado pela presença de maciços antigos (planaltos baixos e montanhas de baixa altitude) e planícies. Já os dobramentos modernos (montanhas elevadas) são encontrados na parte Sul do território. As planícies estão presentes ao longo da Europa Central. Ao Norte do território estão os Alpes Escandinavos e os Montes Peninos. Dentre os dobramentos modernos da Europa estão os Pireneus, os Alpes, os Apeninos, os Cárpatos e o Cáucaso.

O território pode ser dividido em cinco grandes regiões:

– Europa Centro-Ocidental: formada pela Irlanda, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Mônaco e Andorra. É uma das regiões mais desenvolvidas do mundo, especialmente na industrialização. Muitas empresas transnacionais que atuam no mundo todo são oriundas desta região do globo. Além da indústria, destacam-se atividades como mineração, agropecuária e o turismo.

– Europa Central: formada pela Alemanha, Suíça, Áustria, Liechtenstein, Polônia, República Tcheca, Eslováquia e Hungria. São países que passaram por profundas transformações econômicas a partir da abertura para o capitalismo. O país mais desenvolvimento economicamente é a Alemanha. As atividades da indústria se concentram na região banhada pelos rios da Bacia do Rio Reno, onde estão importantes centros industriais. O Vale do Ruhr é uma das regiões mais industrializadas da Europa. Na Europa Central há uma dependência externa para o abastecimento de produtos agropecuários. O turismo é especialmente importante para os países alpinos.

– Europa Meridional: esta região é formada pela Itália, San Marino, Romênia, Bulgária, Vaticano, Turquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia Herzegovina, Albânia, Grécia, Malta, Sérvia, Montenegro, Kosovo e Macedônia. O litoral desta região apresenta-se bastante recortado e banhado pelo Mar Mediterrâneo. Destes países, apenas a Itália apresenta destaque na questão industrial. A Europa Meridional também é marcada pela presença de conflitos étnicos e religiosos.

– Europa Setentrional: esta região também é conhecida como Escandinávia, e é formada pela Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia. É uma região bastante rica em minérios e recursos energéticos. Na agropecuária destaca-se a criação de suínos, ovinos e bovinos, bem como a produção de cereais e beterraba, além da exploração da madeira. São países que apresentam um bom desenvolvimento socioeconômico, caracterizados pela qualidade de vida da população e elevados índices educacionais.

– Europa Oriental: esta região fica mais ao leste do continente europeu. São países desta região a Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. Estes países formavam a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas até 1990, quando sofreram uma profunda mudança em sua organização política e também econômica. São países ricos em recursos energéticos e minerais. Na agropecuária, destacam-se a produção de batata e centeio, trigo, milho e beterraba, bem como a criação de ovinos, a caça, a pesca e extração de madeira.

A Bandeira da Europa

A bandeira da Europa é conhecida por representar a União Européia. É uma bandeira com fundo azul, sobre o qual estão dispostas 12 estrelas douradas em círculo. Este círculo simboliza a união entre os povos, e a história desta bandeira denota os anos de 1955, quando foi aprovada pelo Conselho da Europa.

Compartilhar