ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Índia

Capital:

Nova Délhi

Idioma:

Hindi e Inglês

Moeda:

Rúpia indiana

População:

cerca de 1.407.563.842 habitantes

Extensão Terriorial:

3.287.263 Km2

Descrição

A Índia é um país que ocupa a maior parte do sul da Ásia. Nova Déli é sua capital. Com aproximadamente um sexto da população total do mundo, é o segundo país mais populoso, ficando atrás apenas da China.

A civilização do Vale do Indo, uma das mais antigas do mundo, floresceu durante o 3º e 2º milênios a.C. e se estendeu até o noroeste da Índia. Tribos arianas do noroeste se infiltraram no subcontinente indiano por volta de 1500 a.C.; sua inclusão com os primeiros habitantes dravidianos criou a cultura indiana clássica. O Império Maurya dos séculos IV e III a.C – que atingiu seu zênite sob ASHOKA – uniu grande parte do sul da Ásia. A Idade de Ouro inaugurada pela dinastia Gupta (séculos IV a VI d.C) viu um florescimento da ciência, arte e cultura indianas. O Islã se espalhou por todo o subcontinente ao longo de um período de 700 anos. Nos séculos X e XI, turcos e afegãos invadiram a Índia e estabeleceram o Sultanato de Delhi. No início do século XVI, o imperador BABUR estabeleceu a dinastia Mughal, que governou a Índia por mais de três séculos. Exploradores europeus começaram a estabelecer pontos de apoio na Índia durante o século XVI.

No século XIX, a Grã-Bretanha tornou-se o poder político dominante. Anos de resistência não violenta, liderados por Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru, acabaram resultando na independência da Índia, que foi concedida em 1947.

Violência em grande escala ocorreu antes e depois da divisão do subcontinente em dois estados separados – Índia e Paquistão. As nações vizinhas lutaram três guerras desde a independência, a última das quais foi em 1971 e resultou na separação do Paquistão Oriental da nação de Bangladesh.

A Índia continua sendo um dos países com maior diversidade étnica no mundo. Além de suas muitas religiões e seitas, a Índia é lar de diversas castas e tribos. As minorias religiosas, incluindo muçulmanos, cristãos, sikhs, budistas e jainistas, ainda representam uma proporção significativa da população.

A crescente prosperidade física e o dinamismo cultural da Índia contemporânea – apesar dos contínuos desafios domésticos e da desigualdade econômica – são vistos em sua infraestrutura bem desenvolvida e em uma base industrial altamente diversificada, em seu grupo de cientistas e engenheiros (um dos maiores do mundo). O país tem desempenhado um papel crescente nos assuntos globais.

Compartilhar