ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Jordânia

Capital:

Amã

Idioma:

Árabe

Moeda:

Dinar jordaniano

População:

11.148.278

Descrição

A Jordânia é um país do sudoeste da Ásia. A capital e maior cidade do país é Aman, um dos principais centros comerciais da região, bem como uma das principais capitais culturais do mundo árabe.

A Jordânia é um Estado jovem que tem os traços de muitas civilizações. A região desempenhou um papel proeminente na história bíblica.

Após a Primeira Guerra Mundial e a dissolução do Império Otomano, a Liga das Nações concedeu à Inglaterra o mandato para governar grande parte do Oriente Médio. A Grã-Bretanha demarcou uma região semiautônoma da Transjordânia da Palestina no início dos anos 1920. A área ganhou sua independência em 1946 e depois tornou-se o Reino Hachemita da Jordânia.

O governante de longa data do país, o rei Hussein (1953-1999), navegou com sucesso pelas pressões concorrentes das grandes potências (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido), vários estados árabes, Israel e uma grande população interna palestina.

A Jordânia perdeu a Cisjordânia para Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967.

O Rei Abdallah II, filho mais velho do Rei Hussein, assumiu o trono após a morte de seu pai em 1999. Ele implementou modestas reformas políticas e econômicas, incluindo a aprovação de uma nova lei eleitoral no início de 2016 e esforços para devolver alguma autoridade a governos municipais e estaduais após as eleições de agosto de 2017.

Compartilhar