ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Capital:

São Luís

População:

7.153.262 habitantes

Extensão Terriorial:

329.651,496 km²

Quantidade de Municípios:

217

Descrição

A região que hoje é o estado do Maranhão foi dividida pelo rei de Portugal, Dom João III, em duas capitanias hereditárias em 1535. O local fora doado, mas não foi nenhuma expedição para lá até que em 1.612 os franceses resolveram por lá se estabelecer. Em 1615, uma expedição portuguesa partiu da capitania de Pernambuco rumo ao Maranhão com o objetivo de expulsar os franceses e consolidar o domínio português. Tal expedição foi liderada por Jerônimo de Albuquerque que tratou de fundar uma cidade junto à fortaleza erguida pelos franceses.

Alexandre de Moura foi capitão-mor da armada que expulsou os franceses. Ele nomeou Jerônimo de Albuquerque para ser o capitão-mor do Maranhão, a partir de então, ficando ao cargo deste a fundação e edificação da ainda cidade do Maranhão.

Cumprindo ordens, Jerônimo trata de colocar a cidade sob proteção de Nossa Senhora da Vitória, dando o nome de São Luís, hoje capital do estado – mesmo nome do forte edificado pelos franceses.
Maranhão é um dos estados do Nordeste. Faz limite com Piauí, Tocantins, Pará e Oceano Atlântico. Com área de 331.936,949 km², possui 217 municípios.

Compartilhar