ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Capital:

Campo Grande

População:

2.839.188 habitantes

Extensão Terriorial:

357.147,995km²

Quantidade de Municípios:

79

Descrição

Criado em 1977 e implantado em 1979, Mato Grosso do Sul tem uma história marcada por movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais.

O então presidente da República, Getúlio Vargas, cria o Território de Ponta Porá em 1943 excluindo a principal cidade divisionista do estado, Campo Grande. Com a sua deposição, o novo presidente, nascido na vizinha Cuiabá (cidade do Mato Grosso), Eurico Gaspar Dutra, adotaria uma política de reintegração nacional que previa não a separação, mas a manutenção dos dois estados unidos.

O desmembramento de Mato Grosso do Sul só aconteceria anos mais tarde. Foi decidido e realizado pelo então presidente Ernesto Geisel, mas a decisão só aconteceu definitivamente em janeiro de 1979 com a instalação do novo governo.

Entre 1979 e 1982, o novo estado foi governado por um interventor nomeado pelo presidente da república. Só após esse período é que ocorreram as primeiras eleições para governador.

Mato Grosso do Sul é um dos estados da região Centro-Oeste. Faz divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também com o Paraguai e Bolívia. Sua área é de 357.145,531 km² e possui 79 municípios.

Compartilhar