ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Minas Gerais
RegiãoSudeste

/

/

Capital:

Belo Horizonte

População:

21.411.923 habitantes

Extensão Terriorial:

586.513,983 km²

Quantidade de Municípios:

471

Descrição

A região que hoje é ocupada por Minas Gerais foi inicialmente desbravada lá pelo século XVI pelos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas. A capitania de São Paulo e Minas de Ouro foi criada em 1709 e desmembrada onze anos depois, ficando uma capitania para cada estado.

No século XVIII, a região foi povoada sendo um importante centro econômico para Portugal que criou formas rígidas de arrecadação de impostos. Essa rigidez desencadeou o movimento político conhecido como Inconfidência Mineira que teve como principal personagem Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes.

A mineração na economia do estado inibiu outras atividades, fazendo com que a cafeicultura só fosse introduzida no século XIX. O café logo tornou-se a principal atividade da província, trazendo um surto de prosperidade.

A primeira vila do estado foi Mariana, hoje município mineiro, sendo habitada primeiramente em 1696 e elevada à cidade somente em 1745 por ordem do rei Dom João V.

Minas Gerais é um estado da região Sudeste, com 853 municípios. Faz limite com São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Espírito Santo. Possui 586.520,732 km² de área.

Compartilhar

Pular para o conteúdo