ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Capital:

João Pessoa

População:

4.059.905 habitantes

Extensão Terriorial:

56.467,242km²

Quantidade de Municípios:

223

Descrição

Itamaracá foi uma das doze Capitanias Hereditárias. Se estendia do rio Santa Cruz até a Baía da Traição.

Inicialmente essa capitania foi doada à Pedro Lopes de Souza, que não pôde assumir, vindo em seu lugar o administrador Francisco Braga. Este deixou a capitania em falência, dando lugar a João Gonçalves, que realizou algumas benfeitorias como a fundação da Vila da Conceição.

Após sua morte, deu-se início ao declínio da capitania, até seu desmembramento pelo rei de Portugal, formando então a Capitania Rio Paraíba. O rei também dera ordem para fundar a cidade que hoje é a Paraíba. Começaram as cinco expedições para a conquista do local.

A conquista se deu através da união do português Martim Leitão e um chefe indígena chamado Piragibe, palavra que significa Braço de Peixe.

Martim Leitão deu início à edificação da então cidade de Nossa Senhora das Neves. Leitão nomeou João Tavares para ser o capitão do Forte. Paraíba foi a terceira cidade a ser fundada no Brasil e a última do século XVI.

A Paraíba possui 223 municípios e uma área de 56.468,435 km². Faz limite com Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, além do Oceano Atlântico.

Compartilhar