ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish

Capital:

Recife

População:

9.674.793 habitantes

Extensão Terriorial:

98.067,877 km²

Quantidade de Municípios:

185

Descrição

Em 1501, a expedição do navegador Gaspar de Lemos fundou feitorias no litoral da colônia portuguesa. Nessa época, teve início o processo de colonização de Pernambuco.

Entre 1534 e 1536, Dom João III, rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil e dentre os primeiros 14 lotes distribuídos estava a Capitania de Pernambuco, chamada de Nova Lusitânia. Seu donatário era Duarte Coelho, que assim a batizou. Em 1535, ele se estabeleceu no local onde fundou a vila de Olinda.

No período colonial o estado tornou-se um grande produtor de açúcar, sendo responsável por mais de metade das exportações brasileiras. Sua prosperidade, entretanto, chamou a atenção dos holandeses, que, entre 1630 e 1654, ocuparam a região, sob o comando de Mauricio de Nassau que se estabeleceu no Recife, fazendo-a capital do Brasil holandês. Nassau realiza várias obras de urbanização, amplia a lavoura da cana fazendo o estado pernambucano prosperar.

Pernambuco é um estado do Nordeste brasileiro, tendo como limites a Paraíba, o Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Possui uma área de 98.076,021 km² e 185 municípios.

Compartilhar

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES