ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Rússia

Capital:

Moscou

Idioma:

Russo

Moeda:

Rublo russo

População:

cerca de 145.102.755 habitantes

Extensão Terriorial:

17.098.242 Km2

Descrição

A Rússia é um país que se estende por uma vasta área da Europa Oriental e do norte da Ásia. Outrora a mais proeminente república da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Rússia tornou-se um país independente após a dissolução da União Soviética em dezembro de 1991.

A Rússia é uma terra de superlativos. De longe o maior país do mundo, se estende por todo o norte da Ásia e pelo terço oriental da Europa, abrangendo 11 fusos horários e incorporando uma grande variedade de ambientes e formas geográficas. A Rússia contém o rio mais longo da Europa, o Volga, e seu maior lago, Ladoga. A Rússia também abriga o lago mais profundo do mundo, o Baikal, e o país registrou a temperatura mais baixa do mundo fora dos polos norte e sul.

Os habitantes da Rússia são bastante diversos. A maioria é de etnia russa, mas também há mais de 120 outros grupos étnicos presentes, falando muitas línguas e seguindo diferentes tradições religiosas e culturais. A maior parte da população russa está concentrada na parte europeia do país, especialmente na região fértil ao redor de Moscou, sua capital.

O clima da Rússia é extremo, com invernos que muitas vezes salvaram o país de invasores estrangeiros. Embora o clima acrescente uma camada de dificuldade à vida diária, a terra é uma fonte generosa de culturas e materiais, incluindo vastas reservas de petróleo, gás e metais preciosos.

A república russa foi estabelecida imediatamente após a Revolução Russa de 1917 e tornou-se uma república sindical em 1922. Durante a era pós-Segunda Guerra Mundial, a Rússia foi um ator central nos assuntos internacionais, entrando em uma Guerra Fria com os Estados Unidos. Em 1991, após a dissolução da União Soviética, mudanças políticas e econômicas a tornaram uma potência mundial mais uma vez.

Compartilhar

Pular para o conteúdo