ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Senegal

Capital:

Dakar

Idioma:

Francês

Moeda:

Franco CFA ocidental

População:

15.85 milhões (2018)

Extensão Terriorial:

196.722 km²

Descrição

Senegal, que é um país localizado na África Ocidental, é banhado pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com a Gâmbia (incrustada em seu território), a Mauritânia, ao norte; o Mali, a leste; e a Guiné e Guiné-Bissau, ao sul. É também o país que se encontra mais próximo à ilha de Cabo Verde, a 640 km de distância. A sua capital é a cidade de Dacar, localizada no ponto mais a oeste do país.

Apesar de já ter sido ocupado por tribos antigas, por grupos tribais convertidos ao islamismo e também por portugueses, a colonização do território que hoje corresponde ao Senegal ocorreu a partir do século XVII pela França. O país, aliás, foi a única das colônias francesas a ter os seus cidadãos reconhecidos como cidadãos da França, fato que ocorreu logo após a Revolução Francesa em conjunto com a abolição da escravatura. Em 1960, o país, enfim, conseguiu a sua independência após a realização de lutas separatistas que ocorriam desde o século XIX.

A região em que hoje fica o Senegal é habitada pelo homem desde a Pré-História. O povo tuculor se estabeleceu nessa área há quase mil anos. Mais ou menos na mesma época, os berberes, vindos do norte, começaram a difundir a religião muçulmana pela região. Mais tarde, os uolofes, os sereres e outros povos fundaram reinos próprios.

Exploradores europeus aportaram na região no século XV. Os primeiros a chegar foram os portugueses. Os dinamarqueses, os ingleses e os franceses vieram depois.

Em 1895, o Senegal se tornou parte de uma grande colônia chamada África Ocidental Francesa. Em 1958, passou a ser um estado separado no interior da Comunidade Francesa, grupo de países que permanecia ligado à França. No entanto, logo abandonou a comunidade e se uniu ao Mali. Em 1960, o Senegal se separou do Mali e se tornou um país independente.

Léopold Senghor foi o primeiro presidente do Senegal. Ele era poeta e havia liderado o movimento pela independência do país. Em 1982, o Senegal e a Gâmbia se uniram, formando a Senegâmbia. A união foi desfeita em 1989.

População

A população do Senegal é formada por vários grupos étnicos, como os uolofes, os fulas, os sereres, os tuculores, os diolas, os malinqués e os soninqués. O maior grupo é o dos uolofes. O francês é a língua nacional, mas a maioria das pessoas fala o idioma de seu grupo étnico. A maior parte dos senegaleses é muçulmana, e mais da metade da população vive no campo.

Compartilhar

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES