ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
O Gritador
Santa Catarina

/

Brasil

/

América do Sul

Essa lenda, que é uma das mais assustadoras, corre solta entre os moradores das Serras Catarinense e Gaúcha. Muitos relatos sobre o Gritador já foram coletados. Filmes foram feitos. E a lenda é muito coerente dentro do contexto em que se originou.

Segundo a versão mais famosa, na época em que os jesuítas foram expulsos das terras brasileiras pelo Marquês de Pombal, muitos enterraram seus tesouros, na esperança de um dia retornarem. Quando todos estavam a cavar os buracos para esconder suas riquezas, um homem pedia para que gritassem para saber a localização de cada um. Esse homem não foi embora e ficou cuidando de seu tesouro enterrado. Ao morrer, sua alma ficou presa na região e, à noite, quando alguém grita por um motivo ou outro, ele acha que são seus amigos indicando o lugar de outro tesouro enterrado.

Segundo relatos, quando tropeiros ou criadores de gado estão trabalhando à noite e gritam uns para os outros, às vezes escutam outro grito distante. Quando respondem, esse mesmo grito, que parecia estar longe, soa cada vez mais perto, às vezes muito perto!!!

Lógico que ninguém fica para bater um papo, mas dizem que, se ele chegar até você, ele inicia um duelo; caso você ganhe, ele lhe entregará o tesouro, caso você perca, tomará o lugar dele para cuidar do tesouro eternamente.

Compartilhar

Lendas e Mitos Relacionados

Arabic AR Chinese (Traditional) ZH-TW English EN French FR Portuguese PT Spanish ES