ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Paranoã, O Lago
Distrito Federal

/

Brasil

/

América do Sul

Apesar de ser uma das cidades mais jovens do Brasil, a capital nacional é cercada de lendas que passam de geração para geração e fazem parte do imaginário popular de crianças e adultos. Acreditando ou não, as lendas divertem e assustam moradores de Brasília até os dias de hoje.

Essa é a lenda é mais antiga da cidade. No local onde foi construída Brasília habitava a tribo Goiases, onde cresceu um pequeno índio chamado Paranoá que havia perdido seu pai e sua mãe e foi criada pelo cacique da tribo.

Paranoá e o cacique comandavam a tribo juntos. A tribo começou a diminuir e os dois pensaram em mudar de lugar. Num sonho, Tupã teria dito que Paranoá deveria continuar vivendo no local e, como prêmio, ganharia uma mulher linda com quem teria filhos e juntos povoariam aquele local.

Paranoá então ficou sozinho aguardando a sua prometida. Jaci, a lua, de tanto admirar o rapaz andando sozinho pelas matas se apaixonou por ele e, um tempo depois, apareceu uma linda mulher que afirmou ser a sua prometida.

A moça se chamava Brasília, por quem Paranoá se apaixonou. Quando Tupã percebeu isso, se decepcionou com o índio e o transformou em um lago, que com os braços estendidos tenta alcançar Brasília, que foi transformada em terra e depois virou cidade.

Compartilhar

Lendas e Mitos Relacionados

Pular para o conteúdo