ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
ArabicChinese (Traditional)EnglishFrenchPortugueseSpanish
Castelo da Costa do Cabo
Gana

/

África

‘Cabo Corso’, que significa ‘capa curta’, é o nome que os portugueses estabeleceram para o assentamento local no qual sua loja de comércio foi construída em 1555. Sua corrupção para ‘Costa do Cabo’ é agora o nome aceito da capital do Centro Região de Gana. Os suecos, liderados por Krusenstjerna, no entanto, foram os iniciadores da estrutura permanente atualmente conhecida como Castelo da Costa do Cabo. Eles construíram um forte em 1653 e o chamaram de Carlousburg, em homenagem ao rei Carlos X da Suécia.

Sua proximidade com o Castelo de São Jorge (Castelo de Elmina) e sua praia abrigada foram todos fortes ‘fatores de atração’ das nações européias para a Costa do Cabo. Além disso, a imensa viabilidade do comércio da área implicava que a busca de controle que se seguiu levou os suecos a ter problemas para manter seu forte. Foi capturado por sua vez pelos dinamarqueses e pelo chefe Fetu local.

A ocupação holandesa começou em 1660. Finalmente, a frota britânica, liderada pelo capitão Holmes, conquistou o forte em 1665 e em 1700 o transformou em castelo.

A rivalidade colonial entre a Inglaterra e a França atingiu o pico em 1757 durante a Guerra dos Sete Anos. Um esquadrão naval francês bombardeou o Castelo de Cape Coast, deixando-o bastante danificado e, depois de 1760, os ingleses reconstruíram o castelo inteiramente – com materiais mais duráveis ​​e um sistema de defesa marítimo aprimorado.

Os ingleses mantiveram o controle do castelo até o final do século XIX. O comércio de escravos foi principal até sua proibição em 1807 pelos britânicos, e estima-se que por volta de 1700, a Royal African Companyexportava cerca de 70.000 escravos por ano para o Novo Mundo’ . Depois de 1807, o comércio centrou-se em metais preciosos, marfim, milho e pimenta. No século XVIII, o papel do castelo se alterou, tornando-se o centro da educação europeia em Gana.

O Castelo de Cape Coast serviu como sede da África Ocidental do presidente do Comitê de Comerciantes; a sede do governador britânico; e uma escola.

Aberto ao público, é atualmente um museu histórico com uma loja de presentes de artes e ofícios de Gana, e é a sede regional do Conselho de Museus e Monumentos de Gana.

Compartilhar

Pontos Turísticos Relacionados

Pular para o conteúdo